quarta-feira, 30 de junho de 2010

Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Creio que essa informação pode ser do interesse de muitos .

http://comunidades.mda.gov.br/dotlrn/clubs/arcadasletras/one-community?page_num=0

Arca das Letras
Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. O Programa beneficia diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas. (Confira mais informações sobre as comunidades atendidas, municípios, territórios e as estatísticas do Programa na categoria Bibliotecas por território, localizada na página inicial dessa comunidade)


Bibliotecas rurais
Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos,
técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.


Agente de leitura
As arcas são administradas por agentes de leitura, moradores escolhidos por indicação da comunidade para efetuar as atividades das bibliotecas. São eles que realizam o incentivo à leitura, o empréstimo dos livros, a ampliação dos acervos e a valorização da cultura local. Todo o trabalho dos agentes de leitura é voluntário. (Conheça mais detalhes na categoria Agente de Leitura, localizada na página inicial dessa comunidade)


As doações
Em um grande movimento de solidariedade, o programa Arca das Letras conquistou uma rede de parceiros que reúne recursos e esforços para disseminar a leitura no meio rural brasileiro. Essa importante parceria é formada por órgãos públicos federais, estaduais e municipais, movimentos sociais e sindicais, editores, escritores, artistas e população em geral. (Deseja realizar uma doação? Saiba como na categoria Doe livros, localizada na página inicial dessa comunidade)


O móvel
Os móveis-biblioteca, onde os livros ficam expostos, são fabricados por meio de parcerias entre prefeituras, órgãos públicos, associações comunitárias e/ou colaboradores eventuais. Com os móveis-biblioteca fabricados, o MDA envia os livros, o material básico para o funcionamento da biblioteca e também fornece o apoio técnico necessário à capacitação dos agentes de leitura. (Confira o projeto de fabricação do móvel-biblioteca na categoria Construindo a Arca, na página inicial da comunidade Arca das Letras).


CONTATOS:
Telefones: (61) 2020-0201
(61) 2020-0290
(61) 2020-0266 (FAX)
Endereço: Setor Bancário Norte - Quadra 2 - Lote 16 - Bloco D - Loja 10 - Edifício Sarkis - 2º subsolo - CEP: 70.040-020 - Brasília - DF

E-mail: arcadasletras@mda.gov.br

Nenhum comentário: