quarta-feira, 26 de maio de 2010

CINECLUBE PORCIÚNCULA

Nesta ultima sexta-feira (21/05/2010) foi a inauguração, para alegria e deleite de toda uma cidade, do CINECLUBE PORCIÚNCULA, que já nasce filiado a ASCINE-RJ, e a associação esteve lá para prestigiar aquele evento que contou com a presença da Secretaria de Cultura do Município, Eloísa Elena, e do Prefeito Antonio Jogaib que apoiaram o projeto idealizado pela Casa do Artesão de Porciúncula (ACAP).

É uma satisfação ver a criação de mais um cineclube. Porque desde a criação da ASCINE-RJ, uma de suas metas é a interiorização do cineclubismo, aqueles lugares que antes contavam com seus cinemas de bairro e hoje sua população precisa se deslocar para as grandes cidades para vivenciar o verdadeiro cinema. E essa meta concretizado aqui, nesse cineclube que colocará Porciúncula e regiões entorno de volta ao circuito, não comercial, mas cultual de cinema. Possibilitando todos os cidadãos participarem de Mostras e Festivais de cinema, alem de estréias de filmes inéditos, antes restritos os circuitos dos centros urbanos. E não esquecendo, é claro, da possibilidade de assistirem a filmes dos próprios produtores locais.

E certamente o cineclube será muito bem aceito pela comunidade, já que eles estão muito bem familiarizados com o cinema. Isso porque o amor ao cinema remete à década de 1920, quando o Sr. Juvenal Soares, pai de Dona Ivam Machado, do Hotel Maria, adquiriu um projetor de 16mm e abriu uma sala cinematográfica na Av. Porciúncula, atual Av. José Tannus – O Cine Smat. Já em 1925, o Dr. Leopoldo Muylaert Júnior Promotor de Justiça de Itaperuna, construiu uma sala de projeção ao lado de sua casa, O Parque Cinema Theatro Rio Branco, na Rua Schuwartz Vieira. No ano seguinte. 1926, Gervasio Calzolari construiu o Cine Santo Antônio, na Rua Dantas Brandão, que mais tarde deu lugar ao Cine Metrópole que encerrou em 1948. Surgindo então o moderno Cinema Brasil: Luzes embutidas no chão, lanternas coloridas na parede. Em agosto de 1957, o Cinema Brasil deu lugar ao Cine São Jorge. Que ainda na década de 1950 chegou a possuir a tão fala “tela em terceira dimensão” (3D), a Cinerama. E depois de reformas e um período de decadência em 24 de dezembro de 1984, o Cine São Jorge, encerrou suas atividades, para tristeza da população porciunculense.

Nesse breve relato apresentado pela equipe do cineclube através de folder e documentário feito especialmente para o evento pode-se ver que esse hiato de mais de 20 anos foi sentido e será superado através do cineclubismo. Que está um ótimo caminho, com o carinho da população e o apoio da prefeitura. E graças a Ação Cine Mais Cultura do Governo Federal na qual foram contemplados através de edital com: equipamento de projeção, capacitação através de oficinas de cineclubismo ministrada pela ASCINE-RJ e um acervo de mais de cem filmes entre longas e curtas-metragem, distribuídos pela Programadora Brasil para que possam exibir semanalmente ao longo de 2 anos. Farão como podemos ver nas fotos um belo trabalho.

Parabéns Cineclubistas!!

Nós somos o Publico.

Nenhum comentário: