sexta-feira, 7 de maio de 2010

Aberto edital cinemais cultura


http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/governo-federal-abre-edital-para-criar-51-novas-salas-de-cinema-no-rj.html


07/05/2010 13h37 - Atualizado em 07/05/2010 13h39
Governo federal abre edital para criar 51 novas salas de cinema no RJ
Segundo a proposta, os filmes serão exibidos gratuitamente.
Em SP, o Cine Belas Artes corre o risco de fechar.
Do G1, no Rio
imprimir


O governo federal abriu o edital “Cine mais cultura” para a criação de 51 novos salas de cinema no estado do Rio de Janeiro. Segundo a proposta, os filmes nestes cinemas serão exibidos gratuitamente, com o intuito de formação de novo público.
De acordo com o Ministério da Cultura, a ideia é priorizar projetos em periferias de centros urbanos e municípios com baixos indicadores sociais no estado. O edital ainda obriga os vencedores a ter 60% de filmes nacionais em sua programação. Serão investidos R$ 765 mil, sendo 67% do montante vindo do governo federal e 33%, do estadual.
Segundo a assessoria do Programa Mais Cultura, que organiza o edital, não há pré-requisitos - qualquer entidade pode se inscrever. As instituições selecionadas receberão equipamentos de projeção audiovisual, obras do catálogo da Programadora Brasil e participarão de oficinas de capacitação. A Programadora Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, tem o direito de exibir diversos filmes e vídeos nacionais, de formatos e gêneros variados.
Quem ganhar o edital deve montar uma sala com, no mínimo, 45 lugares e fazer pelo menos uma sessão semanal fixa, além de cobrir os custos de com equipe técnica. As inscrições se encerram dia 14 de junho.
Belas Artes pode fechar em São Paulo
Com o fim do patrocínio do HSBC ao Cine Belas Artes, no Centro de São Paulo, o cinema corre o risco de fechar. De acordo com a assessoria de imprensa do Belas Artes, o cinema não vai manter o ritmo e, se não conseguir um novo patrocinador em breve pode acabar até o fim do ano.

OBS: como podem ver , na pratica essas salas funcionaram como cineclubes e não como cinemas convencionais .

Nenhum comentário: