segunda-feira, 6 de setembro de 2010

II Semana dos Realizadores

A II SEMANA DOS REALIZADORES divulgou a seleção de filmes que compõem sua programação de 2010. No total, serão exibidos 11 longas-metragens de seis diferentes estados do país, no Unibanco Arteplex. O filme de abertura será Desassossego (filme das maravilhas), criação coletiva de 14 cineastas brasileiros, que terá sua premiere mundial na Mostra. No encerramento será exibido o longa O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno, que levou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado.

Desassossego (filme das maravilhas) é um projeto coletivo coordenado por Felipe Bragança e Marina Meliande, e realizado junto a outros doze cineastas: Karim Aïnouz, Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Gustavo Bragança, Caetano Gotardo, Marco Dutra, Juliana Rojas, Carolina Durão, Andrea Capella, Ivo Lopes Araújo, Helvécio Marins e Clarissa Campolina. É a terceira parte da trilogia Coração no Fogo, que foi aberta por A Fuga da Mulher-Gorila (exibido na I SEMANA DOS REALIZADORES) e por A Alegria, filme que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes, em maio deste ano.

A SEMANA também promove a estreia no Brasil de Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro, que teve sua premiere mundial em fevereiro dentro do prestigiado Festival de Roterdã, e já passou por vários festivais internacionais na Alemanha, Argentina, Chile, México e Canadá. Através do cotidiano de quatro moradores da favela de Brasília Teimosa, em Recife, o diretor desafia os limites entre ficção e documentário.

Outro destaque é a pré-estreia de Terras, de Maya Da-Rin (Margem), que será lançado no circuito carioca no dia 17 de setembro. O documentário realizado nas cidades que ficam na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, estreou no festival de Locarno, na Suíça, e já esteve em diversos festivais nacionais e internacionais, vencendo quatro prêmios entre eles Prêmio Las Cámaras de la Diversidad, no 25º Festival Internacional de Cine de
Guadalajara.

Vencedor da Mostra Tiradentes, tanto do prêmio da crítica quanto do júri jovem, Estrada para Ythaca, co-dirigido por quatro jovens realizadores cearenses, também integra a seleção. A ficção sobre quatro amigos (interpretados pelos próprios diretores) que partem numa viagem de carro sem destino certo, após a morte de um amigo em comum, também já esteve no BAFICI, em Buenos Aires.

Duas produções locais fazem a estreia carioca na SEMANA: Chantal Akerman, de Cá, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira, sobre a cineasta belga. Foi único filme brasileiro exibido na competição do FID Marselha, um dos principais eventos de documentários do mundo; e Laura, de Fellipe Barbosa, que acompanha uma jovem brasileira nas maiores festas do jet set de Nova York.

A seleção de filmes da II SEMANA DOS REALIZADORES inspirou uma série de três debates, organizada pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com os diretores no campus da universidade na Praia Vermelha, entre os dias 8 e 10 de setembro. Além disso, festivais parceiros do evento (Santa Maria da Feira, em Portugal; Black Nights, na Estônia; Cape Winelands, na África do Sul) selecionarão um filme cada para suas próximas edições, o que será anunciado na noite do encerramento.

No dia 1º de setembro, a organização do festival divulgará a programação diária do evento e a lista de curtas metragens que participarão desta edição.

LISTA COMPLETA DOS SELECIONADOS:

Filme de abertura:
DESASSOSSEGO (filme das maravilhas), direção coletiva (RJ/SP/MG/CE)

Filme de encerramento:
O ÚLTIMO ROMANCE DE BALZAC, de Geraldo Sarno (RJ)

Outros filmes selecionados:
AVENIDA BRASÍLIA FORMOSA, de Gabriel Mascaro (PE)
CHANTAL AKERMAN, DE CÁ, de Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira (RJ)
ESTRADA PARA YTHACA, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti (CE)
A FALTA QUE ME FAZ, de Marília Rocha (MG)
LAURA, de Fellipe Barbosa (RJ)
MULHER À TARDE, de Affonso Uchoa (MG)
PACIFIC, de Marcelo Pedroso (PE)
TERRAS, de Maya Da-Rin (RJ)
A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA, de Fabiano de Souza (RS)
MOSTRA DE FILMES

Unibanco Arteplex
Praia de Botafogo, 316

Quinta-Feira, 9 de setembro – SESSÃO DE ABERTURA
21h30
DESASSOSSEGO (filme das maravilhas)
RJ/SP/MG/CE, 2010, 55min, HDCAM
Direção: Felipe Bragança e Marina Meliande (coordenadores), Karim Aïnouz, Marco Dutra, Juliana Rojas, Gustavo Bragança, Helvécio Marins, Clarissa Campolina, Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Ivo Lopes Araujo, Carolina Durão, Andrea Capella, Caetano Gotardo.
Sinopse: Baseados em uma carta inspirada em um bilhete escrito por uma menina de 16 anos, quatorze cineastas do Rio, de Minas, do Ceará e de São Paulo, dirigiram os fragmentos de aventura, utopia e explosão reunidos neste filme. Terceira parte da trilogia Coração no Fogo.

O MUNDO É BELO
CE, 2010, 8min, HD
Direção: Luiz Pretti
Sinopse: Você sentia isso quando era jovem? Essa ternura por todas as coisas? Um desejo vago? Começa aqui e vai subindo até dar vontade de chorar.

Sexta-Feira, 10 de setembro
21h30
AVENIDA BRASÍLIA FORMOSA
PE, 2010, 85min, HD
Direção: Gabriel Mascaro.
Sinopse: Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa (Recife). No seu acervo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Fábio é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook e tentar uma vaga no Big Brother. Também filma o aniversário de 5 anos de Cauan, fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deu lugar à construção da Avenida Brasília Formosa.

NEGO FUGIDO
BA, 2009, 16min, 35mm
Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes.
Sinopse: Dois jovens artistas partem para conhecer um antigo ritual que revive a fuga dos escravos, no interior do Brasil. Lá, eles se envolvem com a celebração de uma forma inesperada!

Sábado, 11 de setembro
21h30
ESTRADA PARA YTHACA
CE, 2010, 70min, HD
Direção: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti.
Sinopse: Quatro amigos – interpretados pelos quatro diretores – recentemente perderam um quinto. Depois de uma noite de bebedeira eles se lançam numa viagem para a cidade natal do amigo falecido, Ythaca. Não parecem estar à procura de um lugar real, mas sim de algo que tem estado com eles desde o início do filme, algo que envolve amizade, silêncio, descoberta e Cinema.

BORBOLETAS INDÔMITAS
SP, 2010, 17min, 35mm
Direção: Daniel Chaia.
Sinopse: Num quarto de hotel, três mulheres deslumbrantes e um senador de hábitos estranhos.

Domingo, 12 de setembro
21h30
A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA
RS, 2010, 93min, HD
Direção: Fabiano de Souza.
Sinopse: Leo, Norberto e Paula são muito mais que amigos. No início de uma viagem para o litoral, conhecem um estranho que não fala. Os quatro partem num périplo em que o sabor do percurso é vivenciado sem pressa. Enquanto o amigo silencioso se defronta com seus temores, Leo, Norberto e Paula mergulham nas fronteiras de um relacionamento triangular. Nas areias intermináveis das praias gaúchas, eles descobrem que é impossível ser alegre o tempo inteiro. Inspirado em O Louco do Cati, de Dyonélio Machado.

BAILÃO
SP, 2009, 17min, 35mm
Direção: Marcelo Caetano.
Sinopse: A memória de uma geração visitada por seus personagens. O cenário é o centro de uma grande cidade; o enredo, a urgência da vida. E o Bailão, o ponto de convergência dessas histórias.

Segunda-Feira, 13 de setembro
20h00 – SESSÃO ESPECIAL “PROFUNDEZAS À FLOR DA PELE”
HANDEBOL
RJ, 2010, 19min, 35mm
Direção: Anita Rocha da Silveira.
Sinopse: Bia é uma garota como tantas outras: gosta de rock, handebol e sangue.

CAOS
SP, 2010, 15min, 35mm
Direção: Fábio Baldo.
Sinopse: Um homem recebe o chamado do sol.

O CAPITÃO CHAMAVA CARLOS
SP, 2010, 19min, 35mm
Direção: Andradina Azevedo e Dida Andrade.
Sinopse: Uma noite na vida de um torturador.

O SARCÓFAGO
BA, 2010, 19min, 35mm
Direção: Daniel Lisboa.
Sinopse: Um homem e sua peleja contra o inevitável processo de corrosão da carne e a tentativa de dominá-lo, retardá-lo, ignorá-lo. Um pós-exu, um pré-cyborg que corta a cidade como uma nota rebelde de rock’n roll.

TCHAU E BENÇÃO
PE, 2009, 10min, MiniDV
Direção: Daniel Bandeira.
Sinopse: Música tocando, coisas na caixa e ela a caminho. Tudo pronto para o fim.

22h00
PACIFIC
PE, 2009, 72min, DVCam
Direção: Marcelo Pedroso.
Sinopse: Uma viagem de sonho em um cruzeiro rumo a Fernando de Noronha. As lentes dos passageiros captam tudo a todo instante. E eles se divertem, brincam, vão a noitadas. Desfrutam de seu ideal de conforto e bem-estar. E, a cada dia, aproximam-se mais do tão sonhado paraíso tropical…

FANTASMAS
MG, 2010, 11min, DVCam
Direção: André Novais Oliveira.
Sinopse: O fantasma da ex.

Terça-Feira, 14 de setembro
20h00
A FALTA QUE ME FAZ
MG, 2009, 85min, 35mm
Direção: Marília Rocha.
Sinopse: Durante um inverno, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor.

BALANÇOS E MILKSHAKES
MG, 2010, 9min, 35mm
Direção: Erick Ricco e Fernando Mendes.
Sinopse: Um amor vivido por duas crianças é lembrado por um narrador.

22h00
CHANTAL AKERMAN, DE CÁ
RJ, 2010, 61min, HDCam
Direção: Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira.
Sinopse: Um vídeo de entrevista.

HARUO OHARA
PR, 2010, 16min, HD
Direção: Rodrigo Grota.
Sinopse: “Hoje você vê a flor. Agradeça à semente de ontem.”

Quarta-Feira, 15 de setembro
20h00
MULHER À TARDE
MG, 2010, 96min, HD
Direção: Affonso Uchoa.
Sinopse: Três mulheres em uma casa. Por uma tarde.

RUÍDO NEGRO
RJ, 2009, 15min, MiniDv
Direção: Vladimir Seixas.
Sinopse: Fragmentos da vida de 3 mulheres descendentes de escravos.

22h00
LAURA
RJ/EUA, 2010, 52min, HD
Direção: Fellipe Barbosa.
Sinopse: A história de uma imigrante argentino-brasileira em Nova York que freqüenta as festas da alta sociedade, os restaurantes mais caros da cidade, as pré-estréias dos filme mais quentes, enquanto esconde uma realidade pobre, incongruente com o mundo que habita.

CORPO PRESENTE: CYNTHIA (work in progress)
SP, 2010, 20min, HD
Direção: Marcelo Toledo e Paolo Gregori.
Sinopse: Cynthia adora dançar. Trabalha à noite numa boate da Rua Aurora, no centro da cidade. À tarde, é manicure em um pequeno salão de beleza. Junta dinheiro para estudar dança no Japão.

Quinta-Feira, 16 de setembro
20h00
TERRAS
RJ, 2009, 75min, 35mm
Direção: Maya Da-Rin.
Sinopse: Na fronteira tríplice entre Brasil, Colômbia e Peru, as cidades gêmeas Letícia e Tabatinga formam uma ilha urbana cercada pela imensa floresta amazônica. As delimitações territoriais são muitas vezes encobertas pela densa vegetação e as fronteiras se confundem nos corpos e rostos de seus moradores. Terras acompanha o ritmo deste lugar de encontro e passagem, aproximando-se do cotidiano de seus habitantes.

22h00
O ÚLTIMO ROMANCE DE BALZAC
RJ, 2010, 74min, HD
Direção: Geraldo Sarno.
Sinopse: Em 1965, Waldo Vieira, médium espírita que trabalhava com Chico Xavier, psicografa o romance Cristo espera por ti, ditado pelo espírito do escritor francês Honoré de Balzac. O psicólogo Osmar Ramos Filho dedica-lhe 10 anos de estudos e, a partir dele, faz interpretação bastante original do romance La peau de Chagrin (A pele de onagro), que o filme encena em forma de cinema mudo. Então o filme nos lança num tema talvez bastante atual: o de um Fausto moderno, do artista que se confronta com o suicídio na medida em que se convence que a realização da obra de arte o leva à morte. A arte mata o artista, um tema caro a Balzac.

Para mais informações sobre a II SEMANA DOS REALIZADORES, visite http://semanadosrealizadores.blogspot.com/
ou entre em contato pelo email: novissimocb@gmail.com

Assessoria de imprensa:
Primeiro Plano Comunicação
Anna Luiza Muller – contato@primeiroplanocom.com.br
Aline Martins – aline@primeiroplanocom.com.br
Tel: 21 2286-3699

Nenhum comentário: