segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Reunião de hoje



Venho por meio deste convidar a todos para o próximo encontro da ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro):
Data: Segunda, 26/11/2012
Horário: 18h30
Local: STIC - Rua do Teatro, 07 - Largo de São Francisco - Rio de Janeiro - RJ.




PARTICIPAÇÃO DA ASCINE-RJ:


1 – Dia 27/11 – Participação no lançamento do site da 29a Jornada Nacional de Cineclubes (www.jornadanacionaldecineclubes.com), organizada pela União dos Cineclubes da Bahia (UCC-BA, http://uniaodoscineclubes.blogspot.com.br/) e a ser realizada na Ilha de Itaparica (BA) em 2013. Teatro do IRDEB, em Salvador (BA), às 9hs. Transmissão via web: www.irdeb.ba.gov.br . Mesa: “O desafio atual do cinema na educação do Brasil” (detalhes em http://www.cultura.ba.gov.br/2012/11/22/cineclubes-governo-e-cineastas-debatem-a-distribuicao-de-filmes-brasileiros/)


2 – Dia 27/11 – Participação no encontro REDE NORDESTE DE CINEMA UNIVERSITÁRIO, realizado pelo o PetCinema da UFRB, em Cachoeira (BA), a partir das 15hs. Mesa: “Panorama da Distribuição do Audiovisual no Brasil – estratégias e formatos” (detalhes em http://petcinemaufrb.wordpress.com/2012/11/23/pet-cinema-realizara-grande-evento/)


3 – Deliberação sobre quem representará a ASCINE-RJ na mesa DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS: O QUE O PÚBLICO QUER VER?" no “Seminário Internacional: Formação, Público e Mercado Audiovisual” no V Festival Cinemundo, promovido pelo CinemaNosso. – 07/12


PROCESSO DE REFILIAÇÃO:


1 – Deliberação final sobre o formato da ficha de inscrição.


2 – Conforme ata da reunião de 15/11, só serão reconhecidos como cineclubes filiados à ASCINE-RJ aqueles que preencherem a ficha de inscrição. Os inscritos serão adicionados automaticamente a todos os fóruns internos da ASCINE-RJ (lista ASCINE-RJ, grupo fechado do Facebook, mapeamento de cineclubes, etc).


3 – Os cineclubes já participantes dos fóruns internos, mas que não procederem a inscrição, serão descadastrados após 7 dias corridos de disponibilização da ficha (ou seja, de 27 de Novembro a 4 de Dezembro de 2012).


4 – Qualquer cineclube do Estado do Rio de Janeiro pode se cadastrar a qualquer momento.


5 – Conforme ata da reunião de 18/11, não há cobrança de taxa de adesão até 31 de Dezembro de 2012.


INÍCIO DE TRABALHO DAS FRENTES:


a. Frente de Acervo
Cineclubistas: Yuri Chamusca


b. Frente de Comunicação
Cineclubistas: Josinaldo Medeiros, Heraldo HB


c. Frente de Políticas Públicas
Cineclubistas: Rodrigo Bouillet, Frederico Cardoso, Davy Alexandrisky, Lilian Rabello
d. Frente de Relações Institucionais
Cineclubistas: Rodrigo Bouillet ; André Sandino ; Yuri Chamusca


e. Frente de Projetos
Cineclubistas: André Sandino, Yuri Chamusca, Lilian Rabello


RELATOS:


1 – Articulação entre ASCINE-RJ, ABDeC-RJ, Fórum de Festivais e Pontos de Cultura – Reunião em 12/11
Elaboração de pauta comum e realização de ações em conjunto.
. MUNICIPAL (Rio): Municipalização do PL Acesso, Plano Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Lei do ISS, Desoneração tributária. Demandas atuais para a Secretaria de Cultura do Município do Rio / RioFilme
. Plano municipal de cultura (padronizado – para ser enviado aos grupos de audiovisual do interior do estado como sugestão)
. ESTADUAL: PL Acesso, Plano Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, Fundo Estadual de Cultura, Lei do ICMS, Desoneração tributária, aproximação das entidades com a AEMERJ (http://www.aemerj.org.br/), sede do STIC (que também é sede da ABDeC-RJ e da ASCINE-RJ), aproximação com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, Museu da Imagem e do Som (MIS), Orçamento Cultura 2013 (apenas 0,35%), FIRJAN + SEBRAE + SESC, Universidades. Demandas atuais para a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro


2 – Reunião com mandato do Deputado Estadual Robson Leite (Presidente da Comissão e da Frente de Cultura da ALERJ) – 21/11
PL de Acesso, sua tramitação na ALERJ e nacionalização.
O mandato pretende promover um grande encontro com os fazedores de Cultura para determinarmos todos qual será sua linha de atuação em 2013. A se confirmar, provavelmente em 17 de Dezembro.


3 – Última audiência sobre a nova Lei do ISS carioca – 21/11
Hoje o teto é 1% e normalmente só ficamos no piso de 0,37%. O PL eleva o piso para 1% e não estabelece teto. Hoje os artistas e produtores culturais dormem dias numa fila no meio da rua pra tentarem chegar na renúncia. O PL altera o sistema para a proporcionalidade, de forma que todos os aptos à utilização do recurso (= documentação ok) terão acesso, mesmo que eventualmente num valor mais baixo (respeitando-se o famoso rateio). Hoje a lei funciona durante os meses que o prefeito da vez quiser. O PL fixa um calendário que tem início num exercício e passa para o próximo, de forma que a aprovação de projetos e cadastramento de patrocinadores aconteça no final de um ano para utilização da renúncia nos 12 meses do ano seguinte. (adaptação de mensagem de Frederico Cardoso)


DELIBERAR SOBRE nova Lei do ISS carioca:


1 – Se a ASCINE-RJ deve participar:
Depois da plenária do dia 21/11 ficou acordado que na terça próxima, 27/11, produtores culturais irão chegar em todos os gabinetes dos vereadores e especialmente no presidente da Casa, para que o PL da Lei do ISS seja colocado em votação em regime de urgência – para podermos aprovar a lei este ano e utilizá-la já no início do ano que vem.


2 – Se a ASCINE-RJ deve escrever uma nota pública em apoio.


DELIBERAR SOBRE NOTAS PÚBLICAS DE APOIO:


1 – Novo Secretario/a do Audiovisual do Ministério da Cultura
2 – Marco Civil da Internet


AGENDA ASCINE-RJ:


1 – Dia 26/11 – Reunião com o Instituto Cultural da Dinamarca
2 – Dia 27/11 – Presença no Seminário Técnica e Arte: a educação profissional e tecnológica em cultura


PAUTAS PENDENTES:


- Regimento interno ASCINE-RJ
- Demandas a serem apresentados pelo CNC à Ministra da Cultura Marta Suplicy
- 29a Jornada Nacional de Cineclubes
- Regimento interno CNC
- Reforma do Estatuto do CNC
- Formato da 29a Jornada Nacional de Cineclubes
- Reuniões ASCINE-RJ: itinerantes: fora centro do Rio ; fora do município do Rio // transmitir via web // alternar os dias da semana // constituição de calendário
- Logística para a 29a Jornada Nacional de Cineclubes


Abraços e até segunda-feira,
Representação Institucional ASCINE-RJ (Nov/2012-Nov/2013)
André Sandino Costa – Cineclube Beco do Rato (sandinoandre@gmail.com)
Rodrigo Bouillet – Cineclube Tela Brasilis (bouillet@telabrasilis.org.br)
Yuri Chamusca – Ramal Cineclube (yurichamusca@gmail.com)


Nenhum comentário: