segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ata da ultima reunião 18 de outubro de 2012






Segue Ata da reunião da ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro), na Quinta-feira, dia 18 de Outubro de 2012, no STIC (Rua do Teatro, 7 – Centro do Rio).
Aos que compareceram, peço que completem, complementem, corrijam,...

1 - Presentes:
André Sandino, Rodrigo Bouillet, Frederico Cardoso, Heraldo HB, Yuri Chamusca, Pedro Kiua, Josinaldo Medeiros, Leonardo Oliveira, Lilian Rabello, Mariana Abbade, Beto Pas, Luma Espíndola.

Todos os documentos/modelos citados abaixo estão nesse link: https://rapidshare.com/files/3712704348/ASCINE-RJ.rar

2 – Pontos de Pauta:

2.1 – Decisão de obter o CNPJ:
A ASCINE-RJ surgiu em 2004, teve uma primeira diretoria provisória eleita em out/2006 e iniciou suas diretorias regulares a partir de abr/2007. Apesar de sempre contar com filiados, assembléias, atas, diretorias eleitas e constituir parcerias com terceiros em prol de seus filiados, a ASCINE-RJ nunca se constituiu juridicamente. Uma série de questões cotidianas, as próprias indas e vindas do movimento parece que sempre postergaram esse momento. Contudo, os que se reuniram avaliaram que urge a entidade obter o CNPJ. Tal decisão, acordada como inadiável, deve-se aos Planos de Cultura (municipais e estadual) que se avizinham. Há um grande receio que os textos e conferências ocorram a toque de caixa.
Especificamente sobre o Governo Federal, não há informação oficial. Porém, corre que os textos (que iniciariam o processo de construção do Plano Estadual de Cultura) solicitados pela SEC a algumas pessoas - ignorando as entidades - seriam colocados em consulta pública (até hoje, o que ainda não aconteceu) e que esta consulta pública ficaria no ar até dia 3/11 e que a conferência setorial de audiovisual para definição do Plano Estadual de Cultura seria perto do Natal.
Como o assunto norteará as políticas públicas municipais/estadual de cultura pelos próximos 10 anos e, para não sermos atropelados, todos consideram que o CNPJ é decisivo para a participação da ASCINE-RJ nos debates e instâncias de decisão.

2.2 – Processo para o CNPJ:
Rodrigo ficou de conseguir um advogado para dar sua assinatura no Estatuto, além de ajudar a redigi-lo (profissional a custo zero).
Fred ficou de entrar em contato a contadora da ABDeC-RJ (os custos da profissional pareceram razoáveis).
Sandino ficou de dar parecer final sobre o caixa da ASCINE-RJ.

2.3 – Estatuto
No link (https://rapidshare.com/files/3712704348/ASCINE-RJ.rar) segue em anexo o modelo de estatuto para termos como base (Estatuto2007). De forma geral, a ideia é termos uma estrutura enxuta, com 3 representantes, e as atribuições mínimas necessárias para a instituição existir. Verificaremos com o advogado a possibilidade de a diretoria ter seus 3 membros referenciados apenas como “diretores”, sem distinção entre eles. O nome “diretoria” também pode ser mudado para qualquer outra coisa como “coordenação”, etc. Ficou acordado que, para este estatuto, as diretorias temáticas (por exemplo: acervo, comunicação, etc) estarão de fora e se constituirão na forma de frente/coordenação/gt conforme o interesse e a disponibilidade dos cineclubistas e a partir de aprovação em assembléia. Contribuições até 27 de Outubro.
A idéia é disponibilizar nas listas as sugestões compiladas até o dia 29 de Outubro. Na próxima reunião leremos e aprovaremos o Estatuto.

3 – Filiação, Cadastramento e Anuidade
Os cineclubes participantes da reunião renovaram seus votos com a ASCINE-RJ. Para concretizar o compromisso, basta preencher Ficha de Cadastramento a ser formulada e disponibilizada on-line pelo Josinaldo (alguns modelos no link). Qualquer cineclube fluminense interessado em se filiar basta preencher a Ficha. A ficha será elabora e disponibilizada nas listas ainda essa semana.
Ficou acordado que, até 31 de dezembro de 2012, nenhum cineclube que se filiar pagará anuidade.

4 – Demandas
Há uma série de demandas já apresentadas ao Estado e também ao município do Rio. Elas estão compiladas nos documentos “ASCINE-RJ SEC” e “ASCINE-RJ RIOFILME”. Ambos os documentos precisam ser revistos e atualizados. Aguardamos colaborações!

Após esse processo, os documentos serão apresentados aos poderes públicos e balizarão a defesa de nossos interesses nos debates dos Planos de Cultura.
O PL Audiovisual (que reúne diversas demandas históricas) também é uma bandeira da ASCINE-RJ.

 “Dentre as demandas, foi sugerido a partir das dificuldades apresentadas pelo Beto Pas e que também é uma dificuldade de muitos outros cineclubes, verificar através desta lista os cineclubes que estão com dificuldades com a Programadora Brasil e enviar uma carta via associação com todas as demandas dos cineclubes fluminense.”
Que tal todos escreverem seus depoimentos até o dia da próxima reunião?
A compilação dos depoimentos será encaminha pela ASCINE-RJ à Programadora.

5 – Doar-se
Quem desejar ser um dos 3 representantes da ASCINE-RJ pelos próximos 12 meses, basta filiar-se e apresentar-se em lista. A eleição dos representantes irá ocorrer no próximo encontro presencial.
Quem desejar participar de alguma frente de trabalho, basta apresentar-se em lista ou presencialmente. Após debate sobre a forma de trabalho, a assembléia aprova a frente.

6 – Próximo encontro

Ficou acordado que a próxima reunião seria realizada no período de quinze dias afim de agilizar as demandas retiradas na primeira reunião . Dessa forma está acontecendo na lista circuito RJ e na lista da AscineRJ  , as datas são do dia 30 ao dia 4 .  Logo que estiver definido colocamos aqui .

A reunião será realizada no STIC (Rua do Teatro, 7 – Centro do Rio).
Aprovação de estatuto, eleição de representantes, constituição de frentes de trabalho, organização das demandas.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Lembro-me antes que o registro é feito no papel, agora você pode fazer um ata online. Esta informação é muito mais transparente e muito mais apropriada. Estou feliz. Tenho um pet shop e uma organização, vou implementar este método.