sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Próximas reuniões Ascine-RJ

Caros cineclubistas,

A ASCINE-RJ realizará 2 reuniões de caráter geral antes da 28a Jornada Nacional de Cineclubes:

- Dia 25/11, às 19 horas - Reunião no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, Centro de Nova Iguaçu (Rua Getúlio Vargas, 51. Próximo à estação de trem de Nova Iguaçu).
- Dia 01/12, às 19 horas - Reunião na sede da ASCINE-RJ, Centro do Rio de Janeiro (Rua do Teatro, 7. Próximo ao Teatro João Caetano)


Com base na última reunião do dia 17/11 devemos deliberar sobre:


1 - Participação da comitiva fluminense na 28ª Jornada Nacional de Cineclubes
À princípio já temos 3 pontos já foram destacados:
1) reformulação da Instrução Normativa 63, objetivando o reconhecimento de cineclubes sem CNPJ delegando-se às entidades representativas formalmente constituídas a reponsabilidade pela confirmação de existência desses grupos informais;

2) valorização e pleno reconhecimento das entidades representativas estaduais (caso CNC, Oi, ASCINE-RJ);
3) reconhecimento, por parte dos órgão oficiais, da diferença entre as exibições de caráter comercial e cultural.

2 - SEC
Deliberação final sobre solicitação de reunião para ainda este ano. Possibilidade de nota de repúdio à SEC na 28a Jornada Nacional de Cineclubes.

3 - CNPJ da ASCINE-RJ
4 - Anuidades
5 - Sede da ASCINE-RJ, sede das Regionais da ASCINE-RJ
6 - Secretarias Regionais ASCINE-RJ
7 - Revisão de Estatuto ASCINE-RJ / Revisão estatuto CNC
8 - Jornada Fluminense

Os 5 itens finais caminham juntos. Nas últimas semanas temos discutido como poderia se estabelecer Secretaria Regional ASCINE-RJ da Baixada Fluminense, se ela reproduziria localmente o modelo da ASCINE-RJ ou se ela teria um modelo próprio, mas sempre cumprindo o papel de organizar e dinamizar as questões da Baixada no próprio local (lutas municipais) e para a ASCINE-RJ (luta estadual para o benefício da região).

Muito se pensou e se debateu e algumas ideias surgiram, tais como a criação de frentes de trabalho de acordo com certos temas. Hoje em dia existem diretores divididos por temas (acervo, comunicação, administrativo, etc). Com base em conversas, chegamos à conclusão que não há nada que faça os cineclubes filiados colaborarem com os diretores. Então, a ideia foi de que cada cineclube que entrasse na ASCINE-RJ apoiasse diretamente alguma Diretoria a sua escolha. Mas, ao escrevermos as condições para essa colaboração notamos que a figura do Diretor era dispensável. Propomos então uma revisão de estatuto onde não existe mais uma Diretoria, apenas frentes de trabalho. A questão de Secretarias Regionais passa a valer mais. Elas vão promover encontros regionais das diversas frentes. O encontro que reúne todas as frentes (e, desta forma, todas as regiões) é a Jornada Fluminense.

Com a revisão de estatuto poderemos encaminhar melhor as questões de CNPJ, sede, secretarias regionais e anuidades (de acordo com o que for estabelecido pelo novo estatuto). E temos que ver quais propostas de revisão de estatuto da ASCINE-RJ cabem para o CNC.

Contamos com a participação de todos os interessados!

Nenhum comentário: