quinta-feira, 15 de julho de 2010

Projeto capacita gestores públicos para captação de recursos

No próximo dia 19, gestores públicos de diversos municípios poderão saber mais sobre como levantar recursos para colocar em prática programas para o crescimento de suas localidades. O Sebrae/RJ lançará, às 10h, o Projeto de Alavancagem de Recursos para o Desenvolvimento Municipal.
Realizado em parceria com a Associação de Prefeitos e Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aemerj), InvesteRio, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, o projeto tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos pequenos negócios, a partir do desenvolvimento municipal, utilizando como ferramentas a capacitação dos gestores públicos em elaboração de projetos e o acesso a informações sobre captação de recursos, temas relevantes para as prefeituras que desejam ocupar posição de destaque no desenvolvimento do estado.
O projeto prevê uma série de ações, desde a publicação de um guia, no qual os gestores poderão encontrar as linhas de financiamento disponíveis no mercado e aquelas que são mais adequadas ao seu município, até a realização de oficinas de capacitação para elaboração de projetos voltados à captação de recursos e à busca de parcerias para desenvolver o município por meio do empreendedorismo.
Ao todo, serão realizadas 10 turmas no estado do Rio, voltadas para gestores públicos que desejam aprender um pouco mais sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) e sobre como elaborar projetos com o foco específico em captação de recursos. A oficina é presencial, com carga horária total de 40 horas, e as aulas são gratuitas. As vagas são limitadas e a indicação dos participantes deve ser realizada pelo prefeito, seguindo os critérios estabelecidos pelo Sebrae/RJ.
Além do guia e da capacitação, o projeto prevê, para o próximo ano, a realização de uma rodada de contatos e articulações, na qual serão realizados encontros pré-agendados entre instituições de fomento e representantes das prefeituras, para apresentação de projetos e troca de informações sobre a viabilidade de financiamento.
As prefeituras que quiserem saber mais sobre a participação no projeto podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800-570-0800.

Lançamento - Durante o lançamento, que ocorrerá na sede do Sebrae/RJ (Santa Luzia, 685 / 9º.andar), haverá palestra do especialista do BID em desenvolvimento urbano municipal, Eduardo Sierra Gonzalez, que falará sobre a importância da alavancagem de recursos e sobre o Procidades, programa da instituição que financia ações de investimentos municipais em desenvolvimento urbano. A participação no evento é gratuita.

SERVIÇO:
Lançamento do Projeto de Alavancagem de Recursos para o Desenvolvimento Municipal
Data: 19 de julho
Horário: 10h
Local: auditório do Sebrae/RJ (Rua Santa Luzia, 685 / 9º. andar)
Abaixo, notícia do site do SEBRAE: http://www.sebraerj.com.br/main.asp?View={7164EE94-4E37-42E6-A0B6-C72F35E0A696}&Team=¶ms=itemID={383D0DEE-EA12-4478-9661-6DE6734004CA};&UIPartUID={F3CDD9BA-9FCA-4DA8-8C7C-6AC5D997600F}

Nenhum comentário: