segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Movimento cineclubista e as ações “paralisadas” do Minc (compilação de cartas )

Caros , abaixo segue compilação de cartaz que dão conta da atual movimentação dos cineclubes brasileiros em relação as ações do Minc para o setor . Os projetos em questão são Cine mais Cultura e Cine mais Educação .
Como iram perceber essa é uma ação construída pelas bases do movimento cineclubista tendo inicio quase ao mesmo tempo em Sergie e Bahia e avançando pelos demais estados , ganhado adesões e formulando propostas de forma coletiva via lista de discussão nacional CNC dialogo .

CARTA ABERTA DE SERGIPE – EXIGÊNCIAS AO MINC – CONTEMPLADOS EM EDITAL CINE MAIS CULTURA
Cineclubistas e todos do audiovisual. Nós, sergipanos, aqui representados pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, secção Sergipe, ABD-SE, cansados do descaso em relação a implementação do edital Cine Mais Cultura, lançado no dia 02 de junho de 2010, exigimos ao Ministério da Cultura um cronograma de oficinas e entrega de equipamentos, a ser comunicado até o dia 31 de Janeiro de 2012. Essa realidade de Sergipe não está distante do cenário nacional, então em solidariedade a outros estados e municípios brasileiros, que se encontram na mesma situação, estendemos a exigência do cronograma para Canoas (RS), Paraíba, Maranhão, São Luís (MA), Piauí, Lauro de Freitas (BA), Nilópolis (RJ), Bento Gonçalves (RS), Parobé (RS), João Pessoa (PB), Taquara (RS), São Leopoldo (RS), Capão da Canoa (RS), também contemplados conforme http://mais.cultura.gov.br/category/editais/inscricoes-encerradas/ .
Estamos sendo impedidos de ter no nosso horizonte uma perspectiva melhor para vida humana, um combate efetivo à miséria cultural, às relações injustas e dispares com relação ao acesso à informação e formação. O movimento da sociedade civil organizada exige respeito, acreditarmos no compromisso com a MUDANÇA. Em Sergipe, onze instituições acreditaram no Edital, apresentaram documentos e projeto técnico conforme exigidos, foram contemplados na Seleção Pública de Propostas de Parcerias no âmbito do Programa Mais Cultura na ação Cine Mais Cultura e, após quase dois anos, encontram-se diante de uma postura de INDIFERENÇA. A Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, questionada em lista aberta, criada para facilitar o diálogo entre poder público e sociedade civil, se quer resposta de andamento do processo do Edital Cine Mais Cultura oferece aos interessados.
Queremos respeito, transparência e ação efetiva. Jamais imaginamos que a eleição de Dilma para presidência do Brasil, emperrasse a continuidade do processo democratizante de acesso à cultura, pautado por demandas historicamente reprimidas.
Essa luta é de todos. Compartilhem!

CARTA ABERTA DOS CINECLUBES DA BAHIA - UCCBA AO MINC

CINECLUBISTAS, CIDADÃOS E INTERESSADOS PELO CINEMA, PELO AUDIOVISUAL E PELO DINHEIRO PÚBLICO

ONTEM, DIA 20/01, SEXTA FEIRA, FOI A INAUGURAÇAO DA REGIONAL DO MINC NA BAHIA, EM SALVADOR, E APROVEITAMOS PARA ENTREGAR AO REPRESENTANTE DA MINISTRA ANA BUARQUE DE HOLLANDA, O SECRET[ARIO DE PROMOÇAO DA CULTURA, SR. ENILTON, EM MAOS, NOSSA CARTA E A CARTA DA ABD DE SERGIPE. ELE SE COMPROMETEU A ENTREGAR PESSOALMENTE A MINISTRA.
ESTAMOS INDIGNADOS, DECEPCIONADOS E CASO NAO HAJA SOLUÇAO MEDIDAS JUDICIAIS DEVEM SER TOMADAS.


CARTA ABERTA DOS CINECLUBES DA BAHIA UCCBA
Todos que trabalhamos com Cinema e AudiovisuaL no Brasil e todos cidadãos informados sabemos que o acesso a produção deste setor, ou seja, distribuição e a exibição, só existe praticamente em shopping, ou seja, é uma vergonha para o pais, o ponto mais fraco de todo audiovisual. Mesmo assim, no Brasil, milhares de iniciativas de movimentos sociais, de associações representativas da sociedade trabalham, resistem, levando o cinema, a produção brasileira, de curtas e longas, para suas comunidades, para que elas sobrevivam a um mundo de violência e abandono do Estado, em educação e cultura.
O mínimo que conhecemos de politica cultural para o acesso ao audiovisual que fortalece este trabalho voluntário de associações, reconhecidas legalmente pela ANCINE como cineclubes, é o CINE MAIS CULTURA, que possibilitou equipar, qualificar e disponibilizar acervo de filmes brasileiros a mais de 1500 associações do sertão, de comunidades da floresta, ribeirinhas, e comunidades de periferia. Na Bahia, somos em torno de 200 cineclubes, e mesmo não tendo nenhum incentivo governamental para sua sustentabilidade, SOBREVIVEMOS, e a metade, ou seja, cerca de 100 cineclubes exibe regularmente toda semana.
O principal público são as crianças e a principal parceria é das Escolas.
PRECISAMOS ALERTAR TODA SOCIEDADE E PEDIR UM ESCLARECIMENTO AO MINC, através de sua Ministra Ana Buarque de Hollanda, apesar da Secretaria de Audiovisual MINC, ter se comprometido, publicamente, a ajudar os cineclubes a realizar o SEMINARIO CINECLUBISMO- CINEMA E EDUCAÇÃO, como forma de aproximar o mundo da Educação ao mundo da Cultura, potencializando estes cineclubes que já atuam com as escolas, unificando procedimentos do MINC e MEC e economizando recursos, aparece agora a divulgação de uma proposta de um programa CINE EDUCAÇÃO, que não trabalhará com nenhum destes CINECLUBES, cujos recursos governamentais ajudaram a equipar com o CINE MAIS CULTURA, mas com recursos indo para uma só ONG de São Paulo. Ou seja, além de não ajudar toda esta rede voluntária, experiente, e representativa de várias partes e diversidades culturais do país, despreza todo recurso público aplicado em um PROGRAMA DE GOVERNO DURANTE ANOS. E PIOR, DECEPCIONA A EXPECTATIVA CRIADA COM O COMPROMISSO ASSUMIDO PELO MINC COM ESTE MOVIMENTO, ATRAVÉS DE SUA ENTIDADE NACIONAL – O CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES, DE FORTALECER A RELAÇÃO DOS CINECLUBES COM A EDUCAÇÃO.
A situação é ainda mais grave quando compromissos legais, assumidos por 17 Editais, já realizados, e, já selecionadas mais de 400 entidades para serem contempladas pelo CINE MAIS CULTURA, com estes equipamentos de exibição e filmes brasileiros da Programadora Brasil, e até agora nada foi feito, correndo o risco destas entidades não receberem seus prêmios, como aconteceu com Pontos de Cultura, se passado muito tempo e se caracterizar a perda do “objeto”. Na Bahia temos nesta situação, cineclubes de Lauro de Freitas, em Edital do MINC com a Prefeitura deste Município.
A UNIÃO DE CINECLUBES DA BAHIA solicita da Ministra um posicionamento público para a resolução destes dois problemas, que demonstram total descompromisso com a crítica realidade do acesso ao Audiovisual do país, e descaso com o dinheiro público, e com a rede de associações REPRESENTATIVAS da sociedade, a maioria da população mais vulnerável.

GLECIARA RAMOS
REPRESENTANTE INSTITUCIONAL DA UCCBA
**********************************************************************
Cineclubes do Ceará também lançam Carta Aberta ao MinC
CARTA ABERTA DO MOVIMENTO CINECLUBISTA CEARENSE
A SECRETARIA DE AUDIOVISUAL – SAV
MINISTÉRIO DA CULTURA
GOVERNO FEDERAL
Fortaleza, 25 de janeiro de 2011.
Prezados senhores,
O movimento cineclubista cearense, representado pelo CICLO-CE – Cineclubes Organizados do Ceará, e o Fórum Cearense do Audiovisual torna público seu repulso ao completo abandono ocasionado pela falta de comunicação e acompanhamento em relação ao edital Cine Mais Cultura lançado no dia 14 de junho de 2010, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na ocasião foram selecionados 26 entidades, cujo resultado foi publicado no site do MinC (ver em http://ciclo-ce.blogspot.com). Desde então, as referidas instituições aguardam o cronograma de trabalho que nunca é repassado pelos gestores da ação Cine Mais Cultura, mantidos pela Secretaria de Audiovisual – SAV. A mesma situação se repete nas cidades de Canoas (RS), São Luís (MA), Lauro de Freitas (BA), Nilópolis (RJ), Bento Gonçalves (RS), Parobé (RS), João Pessoa (PB), Taquara (RS), São Leopoldo (RS), Capão da Canoa (RS), em editais municipalizados (parceria Governo Federal e as Prefeituras), além de atingir diversas entidades de Maranhão, Paraíba e Piauí (parceria Governo Federal e Governo do Estado).
O movimento cineclubista cearense apoia as cartas de Sergipe e da Bahia, e também soma o coro das exigências ao Ministério da Cultura para que se cumpra, até o dia 31 de janeiro de 2012, o retorno imediato da comunicação da SAV junto a Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, no sentido de já divulgarem para essa data o cronograma de oficinas, da entrega dos equipamentos, além da efetivação do cadastro na Programadora Brasil, para que as entidades já possam solicitar o recebimento dos filmes que tem direito.
Salientamos ainda que o movimento cineclubista cearense tem alcançado grandes vitórias nos últimos anos. Hoje temos já formados pelo edital do Cine Mais Cultura 78 entidades no Ceará que contam, há dois anos, com a possibilidade de manterem suas ações no Edital Ceará de Cinema e Vídeo que premia projetos de manutenção cineclubista no valor de até R$ 24.000,00. Somos reconhecidos nacionalmente pela mobilização cineclubista que fazemos em nosso estado (ver parte do histórico em http://ciclo-ce.blogspot.com).
Estarrecidos diante o hiato de comunicação que se deu ao longo de aproximadamente a mais de um ano desde o lançamento do resultado do edital Cine Mais Cultura/Prefeitura de Fortaleza, cobramos dos órgãos competentes a urgência do retorno, face ao que entendemos como imoralidade política.
Assinam o abaixo-assinado,

CICLO – CE | Cineclubes Organizados do Ceará
http://ciclo-ce.blogspot.com
http://www.facebook.com/cineclubes.organizados.do.ce
http://twitter.com/CicloCE
**********************************************************************
Carta cineclubes RJ Cineclubistas, Trabalhadores da Cultura, Defensores da Transparência Pública Cineclubistas, Trabalhadores da Cultura, Defensores da Transparência Pública

A ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro) apóia integralmente as exigências expostas na “CARTA ABERTA DE SERGIPE – EXIGÊNCIAS AO MINC – CONTEMPLADOS EM EDITAL CINE MAIS CULTURA” e na “CARTA ABERTA DOS CINECLUBES DA BAHIA – UCCBA AO MINC” pelos movimentos cineclubistas organizados de Sergipe e Bahia.
Assim como eles, exigimos ao Ministério da Cultura um CRONOGRAMA de oficinas e entrega de equipamentos, A SER COMUNICADO PUBLICAMENTE ATÉ o dia 31 de Janeiro de 2012, sobre os editais lançados no ano de 2010 em Sergipe, Lauro de Freitas (BA), Canoas (RS), Paraíba, Maranhão, São Luís (MA), Piauí, Lauro de Freitas (BA), Nilópolis (RJ), Bento Gonçalves (RS), Parobé (RS), João Pessoa (PB), Taquara (RS), São Leopoldo (RS), Capão da Canoa (RS). Lamentamos por nenhum edital de Cine Mais Cultura ter sido lançado em 2011 e queremos INFORMAÇÕES sobre quais editais do Cine Mais Cultura estão previstos para serem lançados em 2012.
Assim como eles, exigimos ESCLARECIMENTOS sobre o acordo entre MinC e MEC sobre o programa Mais Educação, ESCLARECIMENTOS sobre a falta de apoio aos seminários CINECLUBISMO, CINEMA E EDUCAÇÃO conforme prometido no início de 2011, e exigimos CONFIRMAÇÃO de que as oficinas para as 1.000 escolas serão realizadas pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (via Cine Mais Cultura), conforme notícia http://www.cultura.gov.br/site/2011/12/07/cultura-nas-escolas/ , ao invés do Cine Educação (este programa de cineclube nas escolas não é da SAv nem do movimento cineclubista organizado), conforme notícia http://www.cultura.gov.br/site/2011/12/14/mec-e-minc-assinam-acordo-de-cooperacao/.
Temos certeza que em breve gaúchos, maranhenses e piauienses também virão a público exigir seus direitos e que logo os demais estados devem entrar nesse coro assim como fez Pernambuco.
Tamojunto!
ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro)
**********************************************************************
(Resposta da Sav )

Cine Mais Cultura
Ação terá continuidade em 2012

O Cine Mais Cultura, ação desenvolvida pela Secretaria do Audiovisual e pela Cinemateca Brasileira em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca - SAC, tem como objetivo a democratização do acesso a obras audiovisuais, a formação de plateias, e a difusão, principalmente da produção audiovisual brasileira, por meio da exibição não comercial dos conteúdos.

Tendo alcançado, até então, a quantidade de 1043 cines, em todo o país, o Cine Mais Cultura é uma ação prioritária e estratégica, não só para a Secretaria do Audiovisual, mas para o Ministério da Cultura como um todo. Desde 2011 até o final do 1º semestre de 2012, o programa esteve e estará sob avaliação quantitativa e qualitativa.

A avaliação é o processo no qual teremos dados para aferição da política pública, bem como estratégia, de aperfeiçoamento e inovação do programa. Essa avaliação dará a SAv um mapeamento cuja finalidade é tornar a ação mais dinâmica e sistematizada, com um acompanhamento mais detalhado, fortalecendo assim o diálogo entre as redes, o MinC e a sociedade.

Cabe salientar que a continuidade do programa está contemplada no Planejamento Estratégico da SAv, no Plano Nacional de Cultura e no Plano Plurianual 2012-2015 do Governo Federal.

Essas e outras informações podem ser verificadas no Ofício enviado pela Secretaria do Audiovisual, ao Conselho Nacional de Cineclubes. Clique aqui para ter acesso ao documento.


Ministério da Cultura
Secretaria do Audiovisual
Assessoria de Comunicação
(61) 2024-2940
www.cultura.gov.br/audiovisual
@SAvMinC
************************************************************************************************

Resposta do movimento Cineclubista brasileiro a Minc/Sav


OFÍCIO 041/2012 Santa Maria, 3 de fevereiro de 2012


A/C Ilma. Sra. Ana Paula Dourado Santana
Secretária do Audiovisual
Ministério da Cultura


Assunto: Em relação a Ação Cine Mais Cultura o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), atendendo a reivindicação das bases do movimento cineclubista nacional, bem como de vários Cineclubes, Cineclubistas, Federações, Uniões e Associações, apresenta abaixo as demandas e encaminhamentos das mesmas, a serem discutidas na reunião de 08 de fevereiro de 2012, em Porto Alegre, RS.

De: Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC);
União de Cineclubes da Bahia (UCCBA);
Federação Catarinense de Cineclubes;
Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ);
CICLO-CE (Cineclubes Organizados do Ceará);
Associação Brasileira de Curta-Metragistas e Documentaristas Secção Sergipe (ABD-SE);
Associação de Cineclubes de Sergipe (Cine Circuito Livre – CCL);
Federação de Cineclubes Gaúchos (FECIRS)





O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), a União de Cineclubes da Bahia Bahia (UCCBA); a Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ); o CICLO-CE (Cineclubes Organizados do Ceará); a Federação Catarinense de Cineclubes; a Associação Brasileira de Curta-Metragistas e Documentaristas Secção Sergipe (ABD-SE); a Federação de Cineclubes Gaúchos (FECIRS) e a Associação de Cineclubes de Sergipe (Cine Circuito Livre – CCL) se posicionam oficialmente a respeito da comunicação oficial da Secretaria do Audiovisual (SAv) de 8 de Dezembro de 2011 enviado ao Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e do comunicado geral da SAv de 27 de Janeiro de 2012.

O conteúdo deste ofício será base para as demandas listadas abaixo e que subsidiaram o encontro da SAv com o CNC em 8 de fevereiro de 2012 em Porto Alegre, 15:00 em local a ser definido. Aguardamos comunicado geral da SAv sobre estas demandas até 5 dias úteis após a data da reunião.


1 - Não aceitamos a paralisação do programa Cine Mais Cultura para avaliação, pois entendemos que a mesma já houve em evento no Rio de Janeiro, em Dezembro de 2009. Ainda que o Ofício destaque que o Cine Mais Cultura “não sofrerá qualquer tipo de paralisação em 2012, tampouco em qualquer outro momento deste governo”, afirmamos que o programa já está paralisado desde 2011. No ano passado não CONCLUIU o processo dos editais de 2010 e não abriu NOVOS editais. Até o momento, não há notícias sobre editais em 2012. Além disso, no Ofício de 8 de Dezembro de 2011, a SAv afirma que a avaliação “deveria ter sido feita nos últimos anos e não o foi”. Conforme diversos jornais destacaram quando a atual Secretária assumiu o cargo, ela fez parte da assessoria direta do posto que ocupa hoje em dia durante os 8 anos do governo anterior. Portanto, quando assumiu a SAv, mais do que qualquer um, ela tinha conhecimento sobre todas as características e necessidades do programa. Por isso, discordamos da paralisação e da penalização que os cineclubes contemplados estão sofrendo por conta de uma falha contínua da própria SAv.


2 – Acesso a todos os documentos que destacam explicitamente a continuidade do programa Cine Mais Cultura, seus orçamentos e detalhamento de suas ações: Planejamento estratégico da SAv, Plano Nacional de Cultura, Plano Plurianual 2012-2015 do Governo Federal.


3 – Desde já apoiamos e exigimos participação nas fases de elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação das diversas ações que envolvem as seguintes metas do Plano Nacional de Cultura: 2, 7, 9, 22, 26, 27, 28, 30, 31, 40, 42, 43, 44, 110 – http://pnc.culturadigital.br/wp-content/uploads/2012/01/METAS_PNC.pdf

4 – Cronograma de implantação e entrega de equipamentos dos contemplados dos editais de 2010, ainda para o primeiro semestre de 2012.
Sergipe, Canoas (RS), Paraíba, Maranhão, São Luís (MA), Piauí, Lauro de Freitas (BA), Nilópolis (RJ), Bento Gonçalves (RS), Parobé (RS), João Pessoa (PB), Taquara (RS), São Leopoldo (RS), Capão da Canoa (RS): http://mais.cultura.gov.br/category/editais/inscricoes-encerradas/ e Fortaleza (CE): http://mais.cultura.gov.br/category/editais/resultados/

5 – Cronograma de implantação e entrega de equipamentos dos suplentes do edital nacional direcionado a ONGs (fevereiro de 2009 –
http://www.cinemaiscultura.org.br/docs/Planilha_Final_Comissao_de_Selecao_notas.pdf ) e do do edital nacional direcionado a prefeituras (outubro de 2009 - http://www.cinemaiscultura.org.br/docs/Cine_Mais_Cultura_Selecionados_Municipios20mil_2009.pdf )
6 – Cronograma de novos editais a serem realizados ainda em 2012 nos estados que ainda não foram atendidos: RS, PR, SP, MG, ES, GO, MS, DF, AP, AM, RO, RR, TO.
7 – Adoção imediata dos resultados de 2009 do GT de Capacitação (Sáskia, Tetê e Angerami (CNC, SAv e SAC)) do Cine Mais Cultura:
- Manual (foram realizadas alterações)
- Uma linha 0800 para retirada de dúvidas e uma relação mais rápida da Unidade Técnica C+C com os cineclubes, formados pelo programa; Isso pois muitos ainda tem dificuldades de acesso via internet. Não foi implementado.
- Monitoria - passar de 03 para 09 meses. Não foi implementado.
- Lap top, para autoração de DVDs e exibição de material on-line. Também, não foi implementado.
- Banda larga - para tod@s terem acesso à internet. Também não foi implementado.
8 – Adoção imediata dos resultados da reunião em agosto de 2011, em Brasília, com a presença de Emerson (SAv), Frederico (Cine Mais Cultura) e Sáskia e Cassol pelo CNC.
- Capacitação em dois tempos, como segue abaixo: 3 dias de capacitação + 3 meses de implantação e início dos trabalhos de exibição + 2 dias de capacitação / troca de experiências + ao 9 meses seguintes de monitoria (como sugerido pelo GT). Isso não foi implementado.
- Monitoria estadual: Que fosse independente das oficinas, ou seja, que tivéssemos 27 monitores, um para cada UF. Não foi implementando.
9 – Retorno da câmera para registro nos equipamentos do Cine Mais Cultura, que nos primeiros editais estava incluída e que agora não está mais.
10 – Constituição de um Conselho Consultivo permanente e paritário que possa reunir-se, ser informado sistematicamente e servir de canal de democratização de todos os elementos ligados à política e gestão da Programadora Brasil (orçamento; pessoal; estabelecimento mínimo de aquisição e seleção anual de títulos; organização de programas; prioridades; novas ações; relacionamento com o Cine Mais Cultura) e do Cine Mais Cultura (orçamento; pessoal; estabelecimento mínimo de editais anuais; formato do programa; prioridades; novas ações; relacionamento com a Programadora Brasil).
11 – Integração dos sites do Cine Mais Cultura, da Programadora Brasil e do Pontão Cineclubista.
12 – Que o cineclube ligado à ação Cine Mais Cultura, após os dois anos seguindo todos os requisitos do programa e demonstrando sua responsabilidade e confiabilidade, possa de fato receber a doação efetiva do equipamento, e que não esteja mais ligado a nenhuma obrigatoriedade ou condição de uso, ou seja, que não está mais obrigado a enviar os relatórios e nem a seguir a regularidade estipulada pelo Cine Mais Cultura.
13 – Aumento dos valores a serem pagos aos produtores, monitores e oficineiros.
14 – Participação do CNC (via Cine Mais Cultura) das oficinas para as escolas (acordo MinC e MEC, programa Mais Educação), conforme notícia http://www.cultura.gov.br/site/2011/12/07/cultura-nas-escolas/

15 – Participação direta do CNC em toda e qualquer ação do MinC que envolva ações a questão da exibição de obras audiovisuais como, por exemplo: Praças dos Esportes e da Cultura (http://pracas.cultura.gov.br/), Usinas Culturais (http://www.cultura.gov.br/usinas/ ), Espaço Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br/2009/02/09/espaco-mais-cultura/ )
16 – Apoio para realização dos seminários estaduais e nacional Cinema e Educação.
17 – Apoio para realização da Jornada Nacional de Cineclubes na Bahia



Renovamos os nossos votos de estima e consideração,
Apresentando nossas cordiais
Saudações Cineclubistas

Luiz Alberto Cassol
Presidente do CNC

Nenhum comentário: