Resultado circuito cineclubista Fluminense Mostra do Filme Livre 2011
Durante período que compreende os meses de Março e Abril de 2011, foi realizado o circuito Cineclubista Fluminense em parceria com a Mostra do Filme Livre .
O circuito cineclubista Fluminense é uma ação realizada pela Associação de cineclubes do Rio de Janeiro em parceria com festivais , mostras , produtoras e realizadores independente que consiste em disponibilizar conteúdo diferenciado aos cinecclubes filiados a associação , a agregar outros circuitos como o de festivais e mostras ao circuito cineclubista afim de fortalecer as ações de ambas as partes . O processo de participação é democrático portanto a adesão dos cineclubes ao circuito sugerido se da de forma espontânea . Abaixo segue a relação de cinecclubes participantes do circuito em parceria com a MFL 2011, a contabilidade de publico e um breve relato sobre cada sessão .
Quantidade de exibições : 11
Total de expectadores : 267
OBS: nem todos os cineclubes puderam encaminhar registro fotografico de suas exibições .
Abaixo relação dos cineclubes que participaram deste circuito .
CINECLUBE CINEMA PARAÍSO
Filmes:
O Assassino do Bem
O mundo é belo
Amigos Bizarros de Ricardinho
Izamara
Cante um funk para um filme
A dama do peixoto
O menino que colhia cascas
Projeto silêncio
Não existem profetas
Balanços e Milkshakes.
Local: Rua Doutor Francisco Portela, 1470, Patronato- SG. Rio de Janeiro - Uerj/FFP
Datas: 07/04 e 14/04
Horário: 19h
Público: 30 (por exibição)
Relatório da sessão:
Após a sessão dos curtas ocorreu um debate. As sensações que os curtas passavam foi a questão mais levantada, devido a diversificação das temáticas abordadas e a maneira como foram filmadas, como por exemplo o curta O mundo é belo, que diferencia a forma de filmagem do curta Amigos Bizarros de Ricardinho.
CINECLUBE DIGITAL
Filmes:
O Assassino do Bem, Balanços e Milkshakes
Só Mais um Filme de Amor
Handebol
Áurea
Amigos Bizzarros do Ricardinho
Murmúrio da Vida
Nego e Diga para minha família que eu estou preso e vou voltar em um ano.
Local: SESC Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu – RJ – Teatro
Datas: 13/04
Horário: 19h
Público: 15
Relatório da sessão:
Apesar do pouco público, a sessão foi muito boa. O público que compareceu permaneceu até o final, quando recebemos Zeca Ferreira (Diretor de “Áurea”), para um Debate sobre o Filme. Além disso a sessão contou com Intervenção Artística de Josué Soares – Mímico.
CINECLUBE CINEOLHO
Filmes:
Izamara
Murmúrio da Vida
A Dama do Peixoto
O Sarcófago e Cante Um Funk Para Um Filme.
Local:
MAC- NIterói Museu de Arte Contemporânea de Niterói Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ
Datas: 26/03
Horário: 16h30
Público: 16
Relatório da sessão:
No debate que fizemos após a sessão, ressaltamos que conseguimos identificar uma idéia central que permeia todos os filmes, que é a de lançar um foco sobre personagens urbanos sui-generis (apenas o "Momento da Vida" trata de um personagem de área não-urbana). Na verdade, dois deles (A dama do Peixoto e Sarcófago) mais que isso, tratam de pessoas que vivem uma espécie de universo paralelo. A discussão sobre personagens levantou uma instigante conversa sobre figuras locais, de NIterói.
CINECLUBE BECO DO RATO
Filmes:
A Dama do Peixoto
Vuvuzelas de Madureira
Handebol
O Último Dia
Local: Sala de Cinema Eduardo Coutinho no Retiro dos Artistas – Rua Retiro dos Artistas nº 571 Pechincha - Jacarepaguá.
Datas: 30/03
Horário: 19h
Público: 25
Relatório da sessão:
A sessão do beco na mostra do filme livre foi realizada na sala de cinema Eduardo Coutinho que fica no Retiro dos Artistas em Jacarepaguá.
Tivemos 25 espectadores em uma sala para 50 pessoas.
Houve uma breve conversa com o realizador do Vulvuzelas de Madureira que esteve presente na sessão com amigos e parentes.
CINECLUBE CINE BELÉM
Filmes:
Murmúrio da Vida
A Dama do Peixoto
Izamara
O Sarcófago
Local: Espaço Cultural Código - Rua Davi, 397. Nova Belém – Japeri/RJ
Datas: 18/03 e 25/03
Horário: 19h
Público: 19(por sessão )
Relatório da sessão:
A exibição dos filmes ocorreu ás 19h no Espaço Código nos dia 18 de Março e 25 de Março. A MFL fez a abertura das atividades do Cine Belém, pois como a instituição estava em processo de organização para início das atividades, nos meses anteriores não tínhamos feito nenhuma exibição, como faríamos participação na MFL decidimos retardar o nosso planejamento de início para fazer a abertura das atividades com a mostra.
O público recebeu bem as exibições onde o debate foi bem produtivo, tivemos possibilidade de integrar pessoas de outro município, gerando assim um debate mais completo. O sarcófago e Murmúrio da vida foram os filmes mais comentados e debatidos pelo público, os filmes deixaram as pessoas com uma visão mais ampla de possibilidades de criação e de um olhar crítico e mais sensível.
CINECLUBE ATLÂNTICO NEGRO
Filmes:
Murmúrio da Vida
a Dama do Peixoto
Izamara
O Sarcófago
Local: Espaço Cultural Código - Rua Davi, 397. Nova Belém – Japeri/RJ
Datas: 15/04
Horário: 19h
Público: 7
Relatório da sessão:
A sessão teve um público pequeno, 7 pessoas além da equipe, e o debate foi feito a partir do filme Áurea, uma vez que o realizador Zeca Ferreira e a sua personagem, a cantora Áurea Martins estavam presentes, o que deu um toque especial. Tivemos um debate com aproximadamente uma hora, onde se falou sobre o processo de criação e produção do filme, com a transformação da cantora em atriz, função na qual recebeu 2 prêmios mesmo que em um papel inspirado em seu cotidiano, e curiosidades sobre a vida de quem canta na noite.
CINECLUBE CINE ARTES Uerj
Filmes:
Cante um funk para um filme
El Chivo a Baco
Eu, turista
Ruído Negro
Hoje tem alegria
Só mais um filme de amor
A Banda.
Local: Auditório do Institudo de Artes da UERJ: Rua São Francisco Xavier, 524, 11º Andar – Maracanã
Datas: 08/04
Horário: 16h30
Público: 23
Relatório da sessão:
Foi uma sessão dupla, no auditório e outra na sala do Cartes- Centro Acadêmico de Artes, a pedido de alunos que queriam repeteco e outros que não tiveram oportunidade de assistir no auditório.
O debate da semana era "diversidade sexual" e os filmes escolhidos para a sessão MFL 2011 no cineclube Cine Artes Uerj foram propícios para o momento. Foi muito divertido e o debate, quente. Esta sessão sugeriu fazermos outras exibição de "filmes queer", como Querelle, ShortBus, Pink Narcissus, Pink Flamingos, entre outros. É sempre um grande prazer fazer parte do circuito cineclubista da MFL. Namastê.
CINECLUBE ANKITO
Filmes:
Estrada para ithaka
Corpo delito
O Assassino do Bem
Último Retrato
Cante Um Funk Para um Filme
Home Vídeo
Aventuras de Paulo Bruscky
O Mundo é Belo.
Local: IFRJ Campus Nilópolis: Rua Lúcio Taváres, 1045, Centro, Nilópolis, sala 231 – A.
Datas: 18/03 e 25/03
Horário: 12h30
Público: 7(por sessão )
Relatório da sessão:
O primeiro dia de sessões correu muito bem e o público gostou muito do filme As aventuras de Paulo Brusky por sua criatividade.
Cineclube Buraco do Getúlio
Espaço Cultural Sylvio Monteiro - Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro - Nova Iguaçu - RJ
DATA: 02/04/2011
HORÁRIO: 19:00
PÚBLICO: 76 espectadores
RELATO: Nessa sessão não houve intervenções entre os curtas, os filmes foram exibidos sem interrupção entre um e outro. Nenhum dos espectadores saiu ao longo da projeção, mesmo tendo mães acompanhadas de filhos entre o público. Ao final muitos elogiaram a sessão.
Circuito cineclubista fluminense
MFL 2011
www.ascinerj.blogspot.com
terça-feira, 24 de maio de 2011
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Circuito Cineclubista Fluminense

A Mostra Brasilidade, iniciativa que no ano de 2010 trouxe ao Rio de Janeiro filmes de curta, média e longa duração de diversos estados do Brasil, além de produções realizadas em Países da Comunidade de Língua Portuguesa, pôde levar parte de sua programação ao circuito de cineclubes do Estado do Rio de Janeiro.
Circuito que abrange um público normalmente distante dos grandes centros culturais e salas de cinema. O circuito Cineclubista Fluminense na Mostra Brasilidade será realizado durante os meses de Maio e Junho em cineclubes espalhados por toda a cidade. Abaixo segue a relação de exibições e cineclubes participantes dessa ação .
Cineclube Atlântico Negro
Cineclube voltado para filmes que dialoguem com a diáspora africana, com sessões mensais, realizadas no Tempo Glauber, no Rio de Janeiro, e eventualmente de maneira itinerante. Suas sessões são seguidas de debate voltados para a aplicação da lei 10.639/2003. Criado e com curadoria de Clementino Junior.
Data : 13/5/2011
Local: Tempo Glauber – Rua Sorocaba 190
Contato : www.atlanticonegro.blogspot.com
Horário : 19:30 hs
Uma produtora portuguesa chamada TERRATREME há um ano capacita jovens cineastas moçambicanos na cidade e província de Maputo na produção de cinema documental.
Filmes :
Intervalo (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Nelson Mabuie
Sinopse: Mariamo completou 10 anos em setembro de 2009. Como pai, procurei encontrar uma forma de falar com ela sobre ‘o que é a adolescência?’. Através do cinema iniciamos um diálogo. Documentário.
Johana – A Terra que Roubou os Nossos Maridos (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Natércia Chicane
Sinopse: A vida de Alice é o exemplo da história de muitas mulheres moçambicanas que viram os seus maridos partirem para Joanesburgo em busca de melhores condições de vida. “Johana” é a solução para muitos homens – terra de onde trazem roupas, sapatos, comida, tecidos e muito dinheiro. Contudo os objetivos traçados nem sempre são cumpridos. Documentário.
Olhem (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Eliane Besson
Sinopse: Lucas e Isaura são cegos e trabalham e vivem em Maputo tendo as mesmas aspirações do resto da população. Exercem cargos de responsabilidade e desempenham atividades esportivas e de lazer. Embora estejam perfeitamente integrados na sociedade enfrentam diariamente barreiras e atitudes negativas. Documentário.
O Salão Azul (Portugal – 2009 –19’)
Direção: Luciana Hees
Sinopse: A rotina de um salão de cabeleireiro ao som da rádio na periferia de Maputo. Personagens diversos se cruzam no cotidiano do salão. Documentário.
Os 5 elementos (Portugal – 2009 –20’)
Direção: Madjer
Sinopse: O filme procura absorver o pensamento social de 5 elementos da cultura Hip-Hop (MC, DJ, B.BOY, GRAFITTY e CONSCIENCIALIZAÇÃO) e contribuir para a compreensão social e política do cidadão da periferia. Documentário.
Cineclube Aymore Digital
Localizado no bairro da Palhada o Aymore digital é uma extensão do ponto de cultura Cisane .
Contato : cisane@hotmail.com
Local : Estrada afagada 3014 , Aymore , Nova Iguaçu .
Horário : Todas as Exibições serão realizadas as 19h
10/05/2011
Horário: 19h
Intervalo (Portugal – 2009 – 15’)
Direção: Nelson Mabuie
Sinopse: Mariamo completou 10 anos em setembro de 2009. Como pai, procurei encontrar uma forma de falar com ela sobre ‘o que é a adolescência?’. Através do cinema iniciamos um diálogo. Documentário.
17/05/2011
Horário :19h
Johana – A Terra que Roubou os Nossos Maridos (Portugal – 2009 – 15’)
Direção: Natércia Chicane
Sinopse: A vida de Alice é o exemplo da história de muitas mulheres moçambicanas que viram os seus maridos partirem para Joanesburgo em busca de melhores condições de vida. “Johana” é a solução para muitos homens – terra de onde trazem roupas, sapatos, comida, tecidos e muito dinheiro. Contudo os objetivos traçados nem sempre são cumpridos. Documentário.
24/05/2011
Horário : 19h
Olhem (Portugal – 2009 – 15’)
Direção: Eliane Besson
Sinopse: Lucas e Isaura são cegos e trabalham e vivem em Maputo tendo as mesmas aspirações do resto da população. Exercem cargos de responsabilidade e desempenham atividades esportivas e de lazer. Embora estejam perfeitamente integrados na sociedade enfrentam diariamente barreiras e atitudes negativas. Documentário.
31/05/2011
Horário : 19h
O Salão Azul (Portugal – 2009 – 19’)
Direção: Luciana Hees
Sinopse: A rotina de um salão de cabeleireiro ao som da rádio na periferia de Maputo. Personagens diversos se cruzam no cotidiano do salão. Documentário.
07/06/2011
Horário : 19h
Os 5 elementos (Portugal – 2009 – 20’)
Direção: Madjer
Sinopse: O filme procura absorver o pensamento social de 5 elementos da cultura Hip-Hop (MC, DJ, B.BOY, GRAFITTY e CONSCIENCIALIZAÇÃO) e contribuir para a compreensão social e política do cidadão da periferia. Documentário.
14/06/2011
Horário : 19h
Filme : O Judeu (Brasil – 1996 – 89’)
Direção: Jom Tob Azulay
Elenco: Dina Sfat, Felipe Pinheiro, Mário Viegas, Cristina Aché, Fernanda Torres, Ruth Escobar, José Lewgoy
Sinopse: Biografia do poeta e o mais célebre autor de teatro de Portugal do século 18, Antônio José da Silva. Nascido no Brasil, conhecido como “O Judeu”, pela origem judaica, ficou famoso por suas peças satíricas e pela perseguição da Inquisição que sofreu em Portugal durante o século XVIII. Antônio José da Silva redescobre o sentido da vida graças ao teatro de marionetes. Drama / CI: 16 anos
21/06/2011
Horário : 19h
Filme : Fala Mulher! (Brasil – 2005 – 80’)
Direção: Graciela Rodriguez e Kika Nicolela
Sinopse: Em São Paulo, 15 mulheres descendentes de africanos falam sobre suas vidas. Trabalhando como manicure, secretária, empregada doméstica, cabeleireira, professora ou cozinheira, elas dividem seu tempo também com o trabalho numa escola de samba e incorporando deuses nos barracões do candomblé. Documentário / CI: 14 anos
Cineclube Beco do Rato
Cineclube Criado em outubro de 205 no Bairro da Lapa que hoje realiza itinerância por bairros do rio de janeiro percorrendo um caminho fora do eixo cultural fluminense .
Local : Cidade de Deus , quadra do Coroado , rua da Luz nº1.
Contato : www.becodorato.wordpress.com
www.twitter.com/cinbecodorato
cineclubebecodoratro@gmail.com
Horário : 20:30
Programa :
11/5/2011
Os 5 elementos (Portugal – 2009 –20’)
Direção: Madjer
Sinopse: O filme procura absorver o pensamento social de 5 elementos da cultura Hip-Hop (MC, DJ, B.BOY, GRAFITTY e CONSCIENCIALIZAÇÃO) e contribuir para a compreensão social e política do cidadão da periferia. Documentário.
Cinclube Cinema Paraíso
O Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso está em funcionamento desde agosto de 2007 e tem como missão ser um espaço de experimentação, criação e resistência, articulando formação, arte, cultura e pensamento.
Local: Rua Doutor Francisco Portela, 1470, Patronato – São Gonçalo.
UERJ/FFP, sala 335, Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso
Contato: Ning: www.cinemaparaiso.uerj.ning.com
Blog:www.cinemaparaisouerj.blogspot.com
e-mail:cinemaparaiso.uerj@gmail.com
Data: 02/06
Horário:14h às 18h
O Judeu (Brasil – 1996 – 89’)
Olhem (Portugal – 2009 – 15’)
Intervalo (Portugal – 2009 – 15’)
Os 5 elementos (Portugal – 2009 – 20’
Data:09/06
Horário:14h às 18h
Filme : Fala Mulher! (Brasil – 2005 – 80’)
Johana – A Terra que Roubou os Nossos Maridos (Portugal – 2009 – 15’)
O Salão Azul (Portugal – 2009 –19’)
Cineclube da Cunha
O “Cineclube da Cunha” é um ideia parceira do “Projeto 100 Anos Sem Euclides”, gerido pela Faculdade de Educação da UFRJ, pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e pelo ILTC – Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência.
Local : Casa de Euclides da Cunha, Rua Maria Zulmira Torres, s/n.o, Cantagalo-RJ
Contato : www.cineclubedacunha.iltc.br
Datas : 04 , 11 , 18 e 25 de Junho
Horário :14 às 17h (todos os dias de exibição )
Programa :
Curtas Terra Treme (Portugal )
Uma produtora portuguesa chamada TERRATREME há um ano capacita jovens cineastas moçambicanos na cidade e província de Maputo na produção de cinema documental.
Filmes :
Intervalo (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Nelson Mabuie
Sinopse: Mariamo completou 10 anos em setembro de 2009. Como pai, procurei encontrar uma forma de falar com ela sobre ‘o que é a adolescência?’. Através do cinema iniciamos um diálogo. Documentário.
Johana – A Terra que Roubou os Nossos Maridos (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Natércia Chicane
Sinopse: A vida de Alice é o exemplo da história de muitas mulheres moçambicanas que viram os seus maridos partirem para Joanesburgo em busca de melhores condições de vida. “Johana” é a solução para muitos homens – terra de onde trazem roupas, sapatos, comida, tecidos e muito dinheiro. Contudo os objetivos traçados nem sempre são cumpridos. Documentário.
Olhem (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Eliane Besson
Sinopse: Lucas e Isaura são cegos e trabalham e vivem em Maputo tendo as mesmas aspirações do resto da população. Exercem cargos de responsabilidade e desempenham atividades esportivas e de lazer. Embora estejam perfeitamente integrados na sociedade enfrentam diariamente barreiras e atitudes negativas. Documentário.
O Salão Azul (Portugal – 2009 –19’)
Direção: Luciana Hees
Sinopse: A rotina de um salão de cabeleireiro ao som da rádio na periferia de Maputo. Personagens diversos se cruzam no cotidiano do salão. Documentário.
Os 5 elementos (Portugal – 2009 –20’)
Direção: Madjer
Sinopse: O filme procura absorver o pensamento social de 5 elementos da cultura Hip-Hop (MC, DJ, B.BOY, GRAFITTY e CONSCIENCIALIZAÇÃO) e contribuir para a compreensão social e política do cidadão da periferia. Documentário.
CINECLUBE LUMIAR
Lumiar (Nova Friburgo/RJ)
O Cineclube Lumiar iniciou suas atividades em 24 de fevereiro de 2008
no intuito de promover o acesso regular a bens culturais e obras
cinematográficas, aliando-se a necessidade local de formação de
público e desenvolvimento da educação ambiental na região de Lumiar,
5º distrito de Município de Nova Friburgo, na região serrana do Estado
do Rio de Janeiro.
Local : Sociedade Musical Euterpe Lumiarense
Praça Levy Ayres Brust, s/n, Lumiar
Nova Friburgo – RJ
Contatos : E-mail: cineclubelumiar@gmail.com
Site: http://www.cineclubelumiar.org/
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Cineclube-Lumiar/109934935703193
Horário : 18h
Programa :
Sessão 1:Domingo dia 22 de maio de 2011
Programa 1-Curtas Terra Treme (Portugal )
Uma produtora portuguesa chamada TERRATREME há um ano capacita jovens cineastas moçambicanos na cidade e província de Maputo na produção de cinema documental.
Johana – A Terra que Roubou os Nossos Maridos (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Natércia Chicane
Sinopse: A vida de Alice é o exemplo da história de muitas mulheres moçambicanas que viram os seus maridos partirem para Joanesburgo em busca de melhores condições de vida. “Johana” é a solução para muitos homens – terra de onde trazem roupas, sapatos, comida, tecidos e muito dinheiro. Contudo os objetivos traçados nem sempre são cumpridos. Documentário.
Filme : O Judeu (Brasil – 1996 –89’)
Direção: Jom Tob Azulay
Elenco: Dina Sfat, Felipe Pinheiro, Mário Viegas, Cristina Aché, Fernanda Torres, Ruth Escobar, José Lewgoy
Sinopse: Biografia do poeta e o mais célebre autor de teatro de Portugal do século 18, Antônio José da Silva. Nascido no Brasil, conhecido como “O Judeu”, pela origem judaica, ficou famoso por suas peças satíricas e pela perseguição da Inquisição que sofreu em Portugal durante o século XVIII. Antônio José da Silva redescobre o sentido da vida graças ao teatro de marionetes. Drama / CI: 16 anos
Sessão 2: Domingo dia 29 de maio de 2011
Programa 1-Curtas Terra Treme (Portugal )
Uma produtora portuguesa chamada TERRATREME há um ano capacita jovens cineastas moçambicanos na cidade e província de Maputo na produção de cinema documental.
Os 5 elementos (Portugal – 2009 –20’)
Direção: Madjer
Sinopse: O filme procura absorver o pensamento social de 5 elementos da cultura Hip-Hop (MC, DJ, B.BOY, GRAFITTY e CONSCIENCIALIZAÇÃO) e contribuir para a compreensão social e política do cidadão da periferia. Documentário.
Filme : Fala Mulher! (Brasil – 2005 –80’)
Direção: Graciela Rodriguez e Kika Nicolela
Sinopse:Em São Paulo, 15 mulheres descendentes de africanos falam sobre suas vidas. Trabalhando como manicure, secretária, empregada doméstica, cabeleireira, professora ou cozinheira, elas dividem seu tempo também com o trabalho numa escola de samba e incorporando deuses nos barracões do candomblé. Documentário / CI: 14 anos
Cineclube Mate com Angu / Ponto de Cultura lira de Ouro
Local : Sebastião de Oliveira, 72 – Centro de Duque de Caxias.
Contatos : andremate@gmail.com
http://pcliradeouro.blogspot.com/
http://matecomangu.wordpress.com/
Programação :
10/05 – 19h
Curtas Terra Treme – Portugal
Uma produtora portuguesa chamada TERRATREME há um ano capacita jovens cineastas moçambicanos na cidade e província de Maputo na produção de cinema documental.
Filmes :
Intervalo (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Nelson Mabuie
Sinopse: Mariamo completou 10 anos em setembro de 2009. Como pai, procurei encontrar uma forma de falar com ela sobre ‘o que é a adolescência?’. Através do cinema iniciamos um diálogo. Documentário.
Johana – A Terra que Roubou os Nossos Maridos (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Natércia Chicane
Sinopse: A vida de Alice é o exemplo da história de muitas mulheres moçambicanas que viram os seus maridos partirem para Joanesburgo em busca de melhores condições de vida. “Johana” é a solução para muitos homens – terra de onde trazem roupas, sapatos, comida, tecidos e muito dinheiro. Contudo os objetivos traçados nem sempre são cumpridos. Documentário.
Olhem (Portugal – 2009 –15’)
Direção: Eliane Besson
Sinopse: Lucas e Isaura são cegos e trabalham e vivem em Maputo tendo as mesmas aspirações do resto da população. Exercem cargos de responsabilidade e desempenham atividades esportivas e de lazer. Embora estejam perfeitamente integrados na sociedade enfrentam diariamente barreiras e atitudes negativas. Documentário.
O Salão Azul (Portugal – 2009 –19’)
Direção: Luciana Hees
Sinopse: A rotina de um salão de cabeleireiro ao som da rádio na periferia de Maputo. Personagens diversos se cruzam no cotidiano do salão. Documentário.
Os 5 elementos (Portugal – 2009 –20’)
Direção: Madjer
Sinopse: O filme procura absorver o pensamento social de 5 elementos da cultura Hip-Hop (MC, DJ, B.BOY, GRAFITTY e CONSCIENCIALIZAÇÃO) e contribuir para a compreensão social e política do cidadão da periferia. Documentário
17/05 – 19
O Judeu
Direção: Jom Tob Azulay
Elenco: Dina Sfat, Felipe Pinheiro, Mário Viegas, Cristina Aché, Fernanda Torres, Ruth Escobar, José Lewgoy
Sinopse: Biografia do poeta e o mais célebre autor de teatro de Portugal do século 18, Antônio José da Silva. Nascido no Brasil, conhecido como “O Judeu”, pela origem judaica, ficou famoso por suas peças satíricas e pela perseguição da Inquisição que sofreu em Portugal durante o século XVIII. Antônio José da Silva redescobre o sentido da vida graças ao teatro de marionetes. Drama / CI: 16 anos
24/05 – 19h
Fala Mulher
Direção: Graciela Rodriguez e Kika Nicolela
Sinopse:Em São Paulo, 15 mulheres descendentes de africanos falam sobre suas vidas. Trabalhando como manicure, secretária, empregada doméstica, cabeleireira, professora ou cozinheira, elas dividem seu tempo também com o trabalho numa escola de samba e incorporando deuses nos barracões do candomblé. Documentário / CI: 14 anos
Cineclube Nova Era Digital
O cineclube Nova Era Digital está localizadoem Jardim NovaEra , no Espaço do ponto de cultura Cisane que desenvolve a 12 anos um trabalho de acesso a bens culturais .
Local : Rua Sebastião de Melo, 384 – Jardim Nova Era – Nova Iguaçu – RJ
Sempre ás 18 horas
Contato :cisane@hotmail.com
programação :
05/05/2011 -18h
Intervalo (Portugal – 2009 – 15’)
Direção: Nelson Mabuie
Sinopse: Mariamo completou 10 anos em setembro de 2009. Como pai, procurei encontrar uma forma de falar com ela sobre ‘o que é a adolescência?’. Através do cinema iniciamos um diálogo. Documentário.
12/05/2011 – 18h
Johana – A Terra que Roubou os Nossos Maridos (Portugal – 2009 – 15’)
Direção: Natércia Chicane
Sinopse: A vida de Alice é o exemplo da história de muitas mulheres moçambicanas que viram os seus maridos partirem para Joanesburgo em busca de melhores condições de vida. “Johana” é a solução para muitos homens – terra de onde trazem roupas, sapatos, comida, tecidos e muito dinheiro. Contudo os objetivos traçados nem sempre são cumpridos. Documentário.
19/05/2011-18h
Olhem (Portugal – 2009 – 15’)
Direção: Eliane Besson
Sinopse: Lucas e Isaura são cegos e trabalham e vivem em Maputo tendo as mesmas aspirações do resto da população. Exercem cargos de responsabilidade e desempenham atividades esportivas e de lazer. Embora estejam perfeitamente integrados na sociedade enfrentam diariamente barreiras e atitudes negativas. Documentário.
26/05/2011- 18h
O Salão Azul (Portugal – 2009 – 19’)
Direção: Luciana Hees
Sinopse: A rotina de um salão de cabeleireiro ao som da rádio na periferia de Maputo. Personagens diversos se cruzam no cotidiano do salão. Documentário.
02/06/2011 – 18h
Os 5 elementos (Portugal – 2009 – 20’)
Direção: Madjer
Sinopse: O filme procura absorver o pensamento social de 5 elementos da cultura Hip-Hop (MC, DJ, B.BOY, GRAFITTY e CONSCIENCIALIZAÇÃO) e contribuir para a compreensão social e política do cidadão da periferia. Documentário.
09/06/2011 – 18h
Filme : O Judeu (Brasil – 1996 – 89’)
Direção: Jom Tob Azulay
Elenco: Dina Sfat, Felipe Pinheiro, Mário Viegas, Cristina Aché, Fernanda Torres, Ruth Escobar, José Lewgoy
Sinopse: Biografia do poeta e o mais célebre autor de teatro de Portugal do século 18, Antônio José da Silva. Nascido no Brasil, conhecido como “O Judeu”, pela origem judaica, ficou famoso por suas peças satíricas e pela perseguição da Inquisição que sofreu em Portugal durante o século XVIII. Antônio José da Silva redescobre o sentido da vida graças ao teatro de marionetes. Drama / CI: 16 anos
16/06/2011 – 18h
Filme : Fala Mulher! (Brasil – 2005 – 80’)
Direção: Graciela Rodriguez e Kika Nicolela
Sinopse: Em São Paulo, 15 mulheres descendentes de africanos falam sobre suas vidas. Trabalhando como manicure, secretária, empregada doméstica, cabeleireira, professora ou cozinheira, elas dividem seu tempo também com o trabalho numa escola de samba e incorporando deuses nos barracões do candomblé. Documentário / CI: 14 anos
O circuito cineclubista Fluminense é uma Parceria entre a Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro Ascine –RJ e a Mostra Brasilidade .
Realização :Cidadela
Assinar:
Postagens (Atom)