quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Conforme decisão unânime deliberada em 26 de Novembro de 2012, a Associação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ) vem a público declarar apoio ao curtametragista, documentarista, cineclubista Leopoldo Nunes Filho para sua condução ao posto de Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. Neste momento em que o MinC recupera políticas e gestores compromissados com avanços reais ao setor Cultural, nada mais coerente do que contar com tal figura no enfrentamento aos desafios impostos ao Audiovisual brasileiro. No que se refere especificamente ao cineclubismo, nas diversas funções que exerceu, é amplamente reconhecida sua contribuição à reorganização do movimento, além do diálogo com o mesmo para elaboração e execução de ações de expansão e fortalecimento. Por fim, cabe lembrar a exposição de motivos da Instrução Normativa 63, que redigiu quando Diretor da ANCINE em seu momento de consulta pública, um dos textos mais precisos sobre a importância fundamental do cineclubismo ao Brasil bem como do movimento organizado nacional.

Exposição de motivos da Instrução Normativa 63:

Em nome da Associação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ) assina a sua
Representação Institucional (Nov/2012-Nov/2013)
André Sandino Costa – Cineclube Beco do Rato
Rodrigo Bouillet – Cineclube Tela Brasilis
Yuri Chamusca – Ramal Cineclube

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sobre o novo ISS Carioca .


 
A Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (Ascine-RJ)torna público através deste e-mail seu apoio ao PL que atualiza a lei de incentivo a cultura do Município do Rio de Janeiro e faz coro para que a mesma seja votada ainda em 2012, afim de tornar possível sua execução já em 2013 .
A lei do ISS carioca nunca recebeu revisão desde sua criação no inicio da década de noventa, fato que tem causado transtornos frequentes a produção cultural carioca ao longo dos últimos anos .
Esperamos que esse seja o inicio de uma nova politica pública para cultura carioca . 

Representação Institucional ASCINE-RJ (Nov/2012-Nov/2013)
André Sandino Costa – Cineclube Beco do Rato
Rodrigo Bouillet – Cineclube Tela Brasilis
Yuri Chamusca – Ramal Cineclube

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Reunião de hoje



Venho por meio deste convidar a todos para o próximo encontro da ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro):
Data: Segunda, 26/11/2012
Horário: 18h30
Local: STIC - Rua do Teatro, 07 - Largo de São Francisco - Rio de Janeiro - RJ.




PARTICIPAÇÃO DA ASCINE-RJ:


1 – Dia 27/11 – Participação no lançamento do site da 29a Jornada Nacional de Cineclubes (www.jornadanacionaldecineclubes.com), organizada pela União dos Cineclubes da Bahia (UCC-BA, http://uniaodoscineclubes.blogspot.com.br/) e a ser realizada na Ilha de Itaparica (BA) em 2013. Teatro do IRDEB, em Salvador (BA), às 9hs. Transmissão via web: www.irdeb.ba.gov.br . Mesa: “O desafio atual do cinema na educação do Brasil” (detalhes em http://www.cultura.ba.gov.br/2012/11/22/cineclubes-governo-e-cineastas-debatem-a-distribuicao-de-filmes-brasileiros/)


2 – Dia 27/11 – Participação no encontro REDE NORDESTE DE CINEMA UNIVERSITÁRIO, realizado pelo o PetCinema da UFRB, em Cachoeira (BA), a partir das 15hs. Mesa: “Panorama da Distribuição do Audiovisual no Brasil – estratégias e formatos” (detalhes em http://petcinemaufrb.wordpress.com/2012/11/23/pet-cinema-realizara-grande-evento/)


3 – Deliberação sobre quem representará a ASCINE-RJ na mesa DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS: O QUE O PÚBLICO QUER VER?" no “Seminário Internacional: Formação, Público e Mercado Audiovisual” no V Festival Cinemundo, promovido pelo CinemaNosso. – 07/12


PROCESSO DE REFILIAÇÃO:


1 – Deliberação final sobre o formato da ficha de inscrição.


2 – Conforme ata da reunião de 15/11, só serão reconhecidos como cineclubes filiados à ASCINE-RJ aqueles que preencherem a ficha de inscrição. Os inscritos serão adicionados automaticamente a todos os fóruns internos da ASCINE-RJ (lista ASCINE-RJ, grupo fechado do Facebook, mapeamento de cineclubes, etc).


3 – Os cineclubes já participantes dos fóruns internos, mas que não procederem a inscrição, serão descadastrados após 7 dias corridos de disponibilização da ficha (ou seja, de 27 de Novembro a 4 de Dezembro de 2012).


4 – Qualquer cineclube do Estado do Rio de Janeiro pode se cadastrar a qualquer momento.


5 – Conforme ata da reunião de 18/11, não há cobrança de taxa de adesão até 31 de Dezembro de 2012.


INÍCIO DE TRABALHO DAS FRENTES:


a. Frente de Acervo
Cineclubistas: Yuri Chamusca


b. Frente de Comunicação
Cineclubistas: Josinaldo Medeiros, Heraldo HB


c. Frente de Políticas Públicas
Cineclubistas: Rodrigo Bouillet, Frederico Cardoso, Davy Alexandrisky, Lilian Rabello
d. Frente de Relações Institucionais
Cineclubistas: Rodrigo Bouillet ; André Sandino ; Yuri Chamusca


e. Frente de Projetos
Cineclubistas: André Sandino, Yuri Chamusca, Lilian Rabello


RELATOS:


1 – Articulação entre ASCINE-RJ, ABDeC-RJ, Fórum de Festivais e Pontos de Cultura – Reunião em 12/11
Elaboração de pauta comum e realização de ações em conjunto.
. MUNICIPAL (Rio): Municipalização do PL Acesso, Plano Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Lei do ISS, Desoneração tributária. Demandas atuais para a Secretaria de Cultura do Município do Rio / RioFilme
. Plano municipal de cultura (padronizado – para ser enviado aos grupos de audiovisual do interior do estado como sugestão)
. ESTADUAL: PL Acesso, Plano Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, Fundo Estadual de Cultura, Lei do ICMS, Desoneração tributária, aproximação das entidades com a AEMERJ (http://www.aemerj.org.br/), sede do STIC (que também é sede da ABDeC-RJ e da ASCINE-RJ), aproximação com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, Museu da Imagem e do Som (MIS), Orçamento Cultura 2013 (apenas 0,35%), FIRJAN + SEBRAE + SESC, Universidades. Demandas atuais para a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro


2 – Reunião com mandato do Deputado Estadual Robson Leite (Presidente da Comissão e da Frente de Cultura da ALERJ) – 21/11
PL de Acesso, sua tramitação na ALERJ e nacionalização.
O mandato pretende promover um grande encontro com os fazedores de Cultura para determinarmos todos qual será sua linha de atuação em 2013. A se confirmar, provavelmente em 17 de Dezembro.


3 – Última audiência sobre a nova Lei do ISS carioca – 21/11
Hoje o teto é 1% e normalmente só ficamos no piso de 0,37%. O PL eleva o piso para 1% e não estabelece teto. Hoje os artistas e produtores culturais dormem dias numa fila no meio da rua pra tentarem chegar na renúncia. O PL altera o sistema para a proporcionalidade, de forma que todos os aptos à utilização do recurso (= documentação ok) terão acesso, mesmo que eventualmente num valor mais baixo (respeitando-se o famoso rateio). Hoje a lei funciona durante os meses que o prefeito da vez quiser. O PL fixa um calendário que tem início num exercício e passa para o próximo, de forma que a aprovação de projetos e cadastramento de patrocinadores aconteça no final de um ano para utilização da renúncia nos 12 meses do ano seguinte. (adaptação de mensagem de Frederico Cardoso)


DELIBERAR SOBRE nova Lei do ISS carioca:


1 – Se a ASCINE-RJ deve participar:
Depois da plenária do dia 21/11 ficou acordado que na terça próxima, 27/11, produtores culturais irão chegar em todos os gabinetes dos vereadores e especialmente no presidente da Casa, para que o PL da Lei do ISS seja colocado em votação em regime de urgência – para podermos aprovar a lei este ano e utilizá-la já no início do ano que vem.


2 – Se a ASCINE-RJ deve escrever uma nota pública em apoio.


DELIBERAR SOBRE NOTAS PÚBLICAS DE APOIO:


1 – Novo Secretario/a do Audiovisual do Ministério da Cultura
2 – Marco Civil da Internet


AGENDA ASCINE-RJ:


1 – Dia 26/11 – Reunião com o Instituto Cultural da Dinamarca
2 – Dia 27/11 – Presença no Seminário Técnica e Arte: a educação profissional e tecnológica em cultura


PAUTAS PENDENTES:


- Regimento interno ASCINE-RJ
- Demandas a serem apresentados pelo CNC à Ministra da Cultura Marta Suplicy
- 29a Jornada Nacional de Cineclubes
- Regimento interno CNC
- Reforma do Estatuto do CNC
- Formato da 29a Jornada Nacional de Cineclubes
- Reuniões ASCINE-RJ: itinerantes: fora centro do Rio ; fora do município do Rio // transmitir via web // alternar os dias da semana // constituição de calendário
- Logística para a 29a Jornada Nacional de Cineclubes


Abraços e até segunda-feira,
Representação Institucional ASCINE-RJ (Nov/2012-Nov/2013)
André Sandino Costa – Cineclube Beco do Rato (sandinoandre@gmail.com)
Rodrigo Bouillet – Cineclube Tela Brasilis (bouillet@telabrasilis.org.br)
Yuri Chamusca – Ramal Cineclube (yurichamusca@gmail.com)


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ata, reunião Ascine-RJ novembro 2012




Prezados,na ultima quinta feira , primeiro de novembro realizamos assembleia geral da Ascine-RJ com o intuito de eleger a  nova diretoria que ocupará  a administração da associação durante 12meses .
Durante o período de quinze dias que compreendeu o intervalo entre o encontro cineclubista  de outubro e o de novembro os postulantes a representante da associação se apresentaram em lista aberta , expondo seus currículos e experiências .

No dia primeiro de novembro foram escolhidos por aclamação dos presentes três nomes para composição de diretoria e outros três para conselho fiscal.

Diretoria :

André Sandino Costa – Cineclube Beco do Rato

Rodrigo Bouillet - Cineclube Tela Brasilis


Yure Chamusca – Cineclube Ramal

Conselho Fiscal :

Clementino Junior – Cineclube Atlântico Negro

Lílian Rabello – Cineclube Cidade do Samba

Josinaldo  Medeiros – Cineclube Mate com Angu 

 No pós eleição foi tirada a data do nosso próximo encontro que será dia 13 de Novembro quando daremos prosseguimento as demandas para o CNPJ e realizaremos  a oficina de nivelamento que busca dar conta da equiparação dos participantes da associação na nossa parte de comunicação interna e externa ,tendo em vista o investimento em trabalho colaborativo em rede .
A oficina será realizada pelo Mate com Angu ,  levem seus computadores .
Trechos do atual estatuto :

Art. 15. A Assembleia Geral, a se realizar quando do Encontro Estadual de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro, elegerá a Representação Institucional da ASCINE-RJ, sendo o órgão composto de número variável e idealmente de, no mínimo, 3 (três) Representantes para mandato de 1 (um) ano, passível de recondução.
Parágrafo 1º: Um mesmo cineclube não poderá acumular dois ou mais cargos na Representação Institucional.
Parágrafo 2º: Os postulantes ao cargo de Representantes devem se apresentar de forma isolada.
Parágrafo 3º: Em caso de impedimento ou vacância de qualquer cargo da Representação Institucional, caberá ao Conselho Fiscal convocar, extraordinariamente, Assembleia Geral para ratificação da indicação de Representante para o cargo vago.
Art. 16 - São atribuições da Representação Institucional:
a) Reformar o estatuto sempre que convocada para este fim.
b) Cumprir e fazer cumprir as determinações estatutárias, regimentais e as deliberações da Assembleia Geral;
c) Exercer o controle administrativo, patrimonial, contábil e financeiro da ASCINE-RJ;
d) Manter e administrar o patrimônio físico da ASCINE-RJ;
e) A contratação e distratação de funcionários, o estabelecimento de suas condições de trabalho e o gerenciamento dos profissionais contratados pela ASCINE-RJ;
f) A gestão diária da entidade e atendimento aos associados e a terceiros;
g) Exercer todos os encargos e delegações que lhe forem outorgados e estabelecidos pela Assembleia Geral;
h) Convocar as reuniões da Assembleia Geral;
i) Assinar convênios, contratos, termos de parceria, acordos e empréstimos com entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais, para implantação de atividades compatíveis com os objetivos da ASCINE-RJ, podendo sempre delegar esta função a procuradores;
j) Nomear procuradores para representação da ASCINE-RJ com poderes específicos e determinados;
k) Contratar, distratar e representar em geral a ASCINE-RJ, inclusive perante instituições bancárias, para abertura, movimentação e encerramento de contas bancárias, podendo para tanto delegar esta função;
Art. 17. A ASCINE-RJ se fará representar por quaisquer 2 (dois) de seus Representantes Institucionais, ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, frente a órgãos públicos ou privados, pessoas físicas ou jurídicas, instituições bancárias ou financeiras de qualquer espécie, assim como em todas as demais circunstâncias possíveis em lei.
Art. 19. O Conselho Fiscal, que terá um papel de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, será formado por 3 (três) representantes de Cineclubes associados à ASCINE-RJ, conforme previsto no art. 9º do presente Estatuto, os quais serão escolhidos em Assembleia Geral Ordinária, quando da eleição dos Representantes Institucionais e Regionais, e tomarão posse juntamente com esta.
Art. 20. Compete ao Conselho Fiscal, que deliberará por maioria absoluta de seus componentes:
a) Avaliar e fiscalizar a atuação da Representação Institucional, formular ideias e dar sugestões, além de apresentar subsídios que sirvam de referência à execução das atividades da ASCINE-RJ;
b) Receber, analisar e dar parecer sobre o Relatório de Atividades da Representação Institucional da ASCINE-RJ e sobre o balanço anual e demonstrativo das despesas e receitas desta;
c) Convocar a Assembleia Geral Extraordinária, em conformidade com o art. 14 dos presentes estatutos;
d) Exercer atividades em conjunto com a Representação Institucional sempre que demandado por esta ou for determinado por Assembleia Geral ordinária ou extraordinária.
Art. 21. O Conselho Fiscal se reunirá ordinariamente anualmente quando do Encontro Estadual de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro ou sempre que convocado pela Representação Institucional ou pela maioria absoluta de seus componentes.
Parágrafo 1o: Um mesmo cineclube não poderá acumular dois ou mais cargos no Conselho Fiscal.
Parágrafo 2o: Um mesmo cineclube não poderá estar presente ao mesmo tempo no Conselho Fiscal e na Representação Institucional.
Parágrafo 3o: Por ocasião das reuniões do Conselho Fiscal, será escolhido dentre os conselheiros presentes um Presidente e um Secretário para dirigir os trabalhos e proceder aos registros necessários.